Bula para paciente metiocolin composto

METIOCOLIN COMPOSTO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de METIOCOLIN COMPOSTO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com METIOCOLIN COMPOSTO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
METIOCOLIN® B12 é indicado como hepatoprotetor, ou seja, para proteção do fígado contra agentes tóxicos.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
METIOCOLIN® B12 possui substâncias que são tradicionalmente utilizadas para o tratamento de diversos distúrbios do fígado. Em conjunto, proporcionam melhores condições para a recuperação das células lesionadas do fígado, ou completam as necessidades do organismo, assim preservando e evitando possíveis distúrbios do fígado.
Em alguns casos, os sinais de melhora já são notados no início do tratamento, em outros é necessário um tempo maior para observar os efeitos desejados.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é contraindicado para uso por portadores de patologias hepáticas graves (doenças graves do fígado) e pacientes sensíveis a qualquer componente da formulação.

“Este medicamento é contraindicado para menores de12 anos de idade”

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
O uso por tempo prolongado da metionina por criança s pode resultar em ganho de peso abaixo do normal, portanto deve ser mantido um adequado aporte de proteína durante o uso de METIOCOLIN® B12.
O produto não deve ser ingerido em jejum, pois ocasionalmente pode ocorrer mal-estar do estômago.

Uso na gravidez: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista.
Informe imediatamente ao seu médico em caso de suspeita de gravidez.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término.

Uso em idosos: Este medicamento pode ser utilizado por pacientes acima de 65 anos de idade, desde que observadas as contraindicações, precauções, interações medicamentosas e reações adversas a este medica mento.

Atenção: Este medicamento contém açúcar, portanto deve ser usado com cautela por portadores de Diabetes.

Interações medicamentosas: Até o momento não foram relatadas interações medicamentosas com o uso deste medicamento.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Evitar local quente (entre 30 e 40ºC). Proteger da luz e umidade
METIOCOLIN® B12 apresenta-se como drágea com cobertura uniforme e de cor rosa.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Uso oral.
Crianças acima de 12 anos de idade: 2 a 3 drágeas ao dia, a critério médico.
Adultos: 4 a 6 drágeas ao dia, a critério médico.
Dose máxima diária:
Recomenda-se não ultrapassar a ingestão diária de 10 drágeas ao dia em adultos. Em crianças acima de 12 anos de idade, não ultrapassar a ingestão diária de 3 drágeas ao dia.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvida sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.


7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ESQUECER-SE DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se você de esquecer-se de tomar uma dose do medicamento, faça-o assim que lembrar. No caso de ainda haver necessidade, ajuste o horário das próximas tomadas. Não tome a dose dobrada para compensar a dose esquecida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Este medicamento possui um baixo índice de reações adversas. Para evitar sintomas gástricos, recomenda-se não tomar METIOCOLIN ® B12 com o estômago vazio.
Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): Distúrbios gástricos como náuseas e queimação estomacal.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Devem ser adotadas medidas habituais para remoção d o medicamento não absorvido pelo estômago, tais com o lavagem gástrica e uso de carvão ativado, monitorização médica e medidas de suporte.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.