Reações adversas minian

MINIAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MINIAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MINIAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



As reações adversas possivelmente relacionadas ao tratamento, que foram relatadas em usuárias d utilizando a associação [desogestrel 150 mcg + etinilestradiol 20 mcg] ou usuárias de AHCOs em geral, são mencionadas a seguir1:

Classe de órgãos e Sistemas

Comuns
(>1/100)

Incomuns
(>1/1.000 e < 1/100)

Raros
(<1/1.000)

Distúrbios do sistema imune     Hipersensibilidade
Distúrbios metabólicos e nutricionais   Retenção de líquidos  
Distúrbios psiquiátricos

Humor deprimido
Humor alterado

Libido diminuída Libido aumentada
Distúrbios do sistema nervoso Cefaleia Enxaqueca  
Distúrbios oculares    

Intolerância a lentes de
contato

Distúrbios gastrintestinais Náusea, dor abdominal Vômito, diarreia  

Distúrbios da pele e tecido
subcutâneo

  Exantema, urticária

Eritema nodoso, eritema
multiforme

Distúrbios do sistema reprodutor e
mamários

Dor mamária,
sensibilidade mamária

Aumento mamário

Secreção vaginal
Secreção mamária

Investigações Aumento do peso   Diminuição do peso



O termo MedDRA mais apropriado (versão 11.0) para descrever determinada reação adversa foi listado. Os sinônimos ou condições relacionadas não são listados, mas também devem ser considerados.
Vários efeitos indesejáveis relatados por mulheres utilizando anticoncepcionais orais combinados são abordados em detalhes no item “5. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES”. Eles incluem: distúrbios tromboembólicos venosos; distúrbios tromboembólicos arteriais; hipertensão; tumores dependentes de hormônios (por exemplo, tumores hepáticos e câncer de mama); cloasma.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.