Características farmacológicas minilax

MINILAX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MINILAX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MINILAX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Minilax® (sorbitol + laurilsulfato de sódio) é composto pela associação de duas substâncias: sorbitol e laurilsulfato de sódio. Sorbitol é um hexol existente no fruto da sorveira (Sorbus oncuparia) sinteticamente obtido por redução catalítica da glicose, cuja fórmula é:

C6H14O6

e laurilsulfato de sódio é um agente umectante:

CH3(CH2)10CH2OSO3Na

A ação deste microenema, esvaziador do reto e do sigmoide, baseia-se em um princípio pelo qual se estabelece em curto prazo, a peptização do material fecal, isto é, a sua liquefação mais ou menos completa pela liberação da água absorvida na superfície das partículas sólidas ou água “ligada”. Esta fluidificação ou amolecimento do material fecal causa distensão do reto e estímulo para a contração da musculatura retal, promovendo a evacuação.