Informações minoton

MINOTON com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MINOTON têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MINOTON devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A Aminofilina, ou seja, a Teofilina etilenodiamina, encontra-se amplamente indicada na patologia respiratória, circulatória e renal.
Seu mecanismo de ação não está ainda totalmente esclarecido.
Age relaxando o músculo liso dos brônquios e dos vasos sanguíneos pulmonares, parece que por alteração da concentração dos íons cálcio no músculo liso, bloqueio dos receptores da adenosina e inibição da liberação de histamina e leucotrienos nos mastócitos.
Estimula o centro respiratório medular, talvez por aumentar a sensibilidade do mesmo às ações estimulantes do dióxido de carbono e aumentar a ventilação alveolar.
Tem outras ações tais como: vasodilatadora coronária, diurética e estimulação cardíaca, cerebral e do músculo esquelético.