Resultados de eficácia mioflex a

MIOFLEX A com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MIOFLEX A têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MIOFLEX A devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Mioflex é uma associação constituída de três substâncias: carisoprodol, fenilbutazona e paracetamol. A fenilbutazona tem sido empregada na prática clínica desde 1948 como antiflogístico e com efeitos analgésico e antipirético em segundo plano, fundamentando esse emprego em inúmeros ensaios experimentais. A fenilbutazona, derivado pirazólico, é um anti-inflamatório não esteroide, inibidor da enzima ciclooxigenase, diminuindo a síntese de prostaglandinas13, interfere nos mecanismos de complexos da inflamação, inibindo a reação imediata (hiperemia), diminuindo a permeabilidade exagerada das paredes capilares presente nos estados inflamatórios, bloqueando a ação da bradicinina e calicidina. Seu efeito analgésico propriamente dito, menor que o antiflogístico, foi demonstrado laboratorialmente em cães e coelhos, por meio da inibição dolorosa da irritação elétrica da polpa dental.
O paracetamol apresenta ação analgésica superior aos analgésicos comuns. É rapidamente absorvido, oferecendo níveis plasmáticos imediatos e é eliminado totalmente pela via urinária em 4 horas. O paracetamol tem ainda propriedades antipiréticas e não intervém na contratilidade de vasos sanguíneos, nem modifica a frequência do ritmo cardíaco 2
O carisoprodol é um relaxante muscular esquelético com ação central, cujo mecanismo de ação ainda não está totalmente esclarecido, mas deve estar relacionado aos seus efeitos sedativos8.
Associação Paracetamol e Fenilbutazona
A eficácia da associação é comprovada em vários estudos realizados em afecções reumáticas de motoristas profissionais 3, em angiologia 2, em traumatologia 4, em reumatologia 5,6, e nas artroses da coluna 12 no alívio da dor.
A associação paracetamol e fenilbutazona tem ação a nalgésica superior quando comparada aos ativos utilizados isoladamente 15 e promove uma nítida potencialização dos efeitos, possibilitando uma ação mais rápida no combate da dor 3,16. Essa potencialização se dá uma vez que a fenilbutazona retarda o metabolismo de certos grupos químicos entre os quais incluem-se os derivados da acetanilida (paracetamol). Este retardamento na metabolização d e uma substância associada, não apenas potencializa o efeito terapêutico da mesma como também diminui significativamente a incidência de efeitos secundários, tendo em vista a possibilidade da utilização de menor quantidade da substância potencializada e potencializadora como ocorre com a presente associação 7.
Estudo farmacocinético da associação demonstrou que não ocorre acúmulo de metabólitos tanto no sangue quanto nos órgãos 11.

Associação de carisoprodol e fenilbutazona
Estudo clínico comparativo da associação de carisoprodol e fenilbutazona no tratamento da síndrome da disfunção da articulação temporomandibular, demonstrou que essa associação atua como relaxante muscular com efeito sedativo e analgésico. Além disso, foi eleito o produto de escolha e o mais eficaz no alívio da dor.

Associação carisoprodol e paracetamol
Esta associação demonstrou ser uma boa combinação, pois une o efeito relaxante do carisoprodol com o efeito analgésico do paracetamol. O carisoprodolatua centralmente na formação reticular e bloqueia os impulsos nervosos eferentes. Além do efeito relaxante muscular, observam-se também um efeito analgésico e um leve efeito antipirético. Para melhorar o efeito analgésico, o carisoprodol foi combinado com uma substância cujo efeito analgésico aparece antes que o efeito relaxante – o paracetamol. A conclusão do estudo foi que devido a os efeitos favoráveis e a boa tolerabilidade, essa associação é muito útil em casos onde outros analgésicos falharam na obtenção do efeito terapêutico desejado.10,14
Mioflex é indicado nas formas agudas de reumatismoarticular e extra-articular, por curto período de tratamento, destaca-se pela adequada combinação dos princípios ativos, utilizados isolados ou em associação em diversos países.