Características farmacológicas monopril

MONOPRIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MONOPRIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MONOPRIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



MONOPRIL (fosinopril sódico) é o sal sódico de fosinopril, o pró-fármaco estérico do fosinoprilato, um inibidor da enzima conversora da angiotensina (ECA). Os ingredientes inativos: lactose, celulose microcristalina, crospovidona, povidona e estearil fumarato de sódio.
FARMACOLOGIA CLÍNICA
Mecanismo de Ação O fosinopril, um pró-fármaco estérico, é hidrolisado por estearases para sua forma farmacologicamente ativa, o fosinoprilato. O fosinopril impede a conversão de angiotensina I para a substância vasoconstritora angiotensina II. A redução de angiotensina II leva a uma diminuição da atividade vasopressora e da secreção de aldosterona. A diminuição da secreção de aldosterona pode resultar em um pequeno aumento de potássio sérico (média = 0,1 mEq/ L) juntamente com perda de sódio e fluidos. A inibição da ECA também interfere na degradação da bradicinina, um potente peptídeo vasodilatador, que pode contribuir para o efeito anti-hipertensivo; o fosinopril tem um efeito terapêutico em pacientes com hipertensão por renina baixa. Em pacientes com insuficiência cardíaca, os efeitos benéficos de MONOPRIL parecem resultar principalmente da inibição do sistema renina-angiotensina-aldosterona; a inibição da ECA resulta em decréscimo da pré-carga e pós-carga.