Interações medicamentosas monopril

MONOPRIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MONOPRIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MONOPRIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Antiácidos: Antiácidos (hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio e simeticona) podem diminuir a absorção de fosinopril. Sendo assim, se a administração concomitante desses agentes for indicada, a dosagem deverá ser separada por 2 horas.
Lítio: Aumento nos níveis de lítio sérico e risco de toxicidade do lítio foram relatados em pacientes recebendo inibidores da ECA concomitante com lítio. MONOPRIL e lítio devem ser co-administradas com precaução e recomenda-se monitoração freqüente dos níveis séricos de lítio.
Inibidores da Síntese de Prostaglandina Endógena:
Relata-se que a indometacina pode reduzir o efeito anti-hipertensivo de outros inibidores da ECA, especialmente nos casos de pacientes hipertensos por renina baixa. Outros agentes antiinflamatórios não-esteroidais (p.ex: ácido acetilsalicílico) podem ter um efeito similar.
Diuréticos:
Pacientes sob diuréticos e especialmente aqueles em que a terapia foi instituída recentemente, bem como também aqueles sob dieta restritiva de sal rigorosa ou diálise, podem ocasionalmente experimentar uma redução excessiva da pressão sangüínea, geralmente dentro de 1 hora após a administração da dose inicial de MONOPRIL.
Suplementos de Potássio e Diuréticos Poupadores de Potássio:
Diuréticos poupadores de potássio (espironolactona, amilorida, triantereno e outros) ou suplementos de potássio podem aumentar o risco de hipercalemia. Desta forma, se o uso concomitante de tais agentes é indicado, devem ser administrados com cautela e o potássio sérico do paciente deverá ser monitorado com freqüência.
Com Outros Agentes:
A biodisponibilidade do fosinopril livre não foi alterada pela coadministração do fosinopril com ácido acetilsalicílico, clortalidona, cimetidina, digoxina, hidroclorotiazida, metoclopramida, nifedipina, propranolol, propantelina ou varfarina.