Características farmacológicas mucoflux

MUCOFLUX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de MUCOFLUX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com MUCOFLUX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Características
A carbocisteína age como fluidificante de secreções e como anti-inflamatório das mucosas brônquica, laríngea, faríngea, sinusal e do ouvido médio. Sua atividade apresenta fixação eletiva sobre o tecido broncopulmonar e ação específica sobre as células mucossecretoras.
Estudos experimentais permitiram evidenciar, como mecanismo de ação mucorreguladora da carbocisteína:
– restauração dos grupamentos sulfidrilas da mucosa brônquica;
– aumento das taxas de lgA secretora;
– ativação da sialiltransferase com aumento da taxa de sialomucinas do muco.

As sialomucinas desempenham triplo papel:
– restabelecem a viscosidade e a elasticidade do muco, propriedades necessárias à mobilização e expectoração das secreções patológicas;
– restabelecem a funcionalidade do epitélio brônquico, tornando-o apto a secretar película mucosa que não entrava os movimentos celulares de depuração;
– antagonizam as cininas localmente produzidas, que são fatores de espasmo brônquico e inflamação mucosa.

A carbocisteína é rapidamente absorvida pelo tubo digestivo, atingindo concentração plasmática máxima entre 1 e 2 horas.
A meia-vida plasmática é de cerca de 1,7 ± 0,2 h.
Após 32 horas a maior parte da dose administrada é excretada pelo rim, de forma inalterada ou na forma de um metabólito (ácido tiadiglicólico).