Características farmacológicas albendy

ALBENDY com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ALBENDY têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ALBENDY devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Albendy contém como princípio ativo o albendazol, quimicamente [metil-5-(propil-tio)-1H-benzimidazol-2-il] carbamato, que em estudos em animais e no homem exibe propriedade ovicida, larvicida e helminticida.

Mecanismo de ação
A droga exerce sua atividade anti-helmíntica por inibição da polimerização dos túbulos; com isso, o ní vel de energia do helminto se torna inadequado à sua sobrevivência. Albendy inicialmente imobilizaos helmintos e posteriormente os mata.

Propriedades farmacocinéticas
No homem, após uma dose oral, o albendazol tem pequ ena absorção (menos de 5%). A maior parte de sua aç ão anti-helmíntica se dá na luz intestinal. Com uma dose de albendazol de 6,6 mg/kg de peso, a concentração plasmática de seu principal metabólito , um sulfóxido, atinge o máximo de 0,25 a 0,30 µg/mL após aproximadamente 2,5 horas. A vida m édia de eliminação do sulfóxido plasmático é de 8,5horas. O metabólito é essencialmente eliminado pela urina.

Paciente idosos
Apesar de não ter sido estudada a farmacocinética do sulfóxido de albendazol em relação à idade, dados obtidos de 26 pacientes com cisto hidático
(pacientes de até 79 anos) sugerem uma farmacocinética similar à de pacientes adultos saudáveis. O número de pacientes idosos tratados de doença hidática ou neurocisticercose é limitado, mas não se observaram problemas associados a populações mais idosas.

Insuficiência renal/insuficiência hepática
A farmacocinética do albendazol em pacientes com insuficiência renal e/ou hepática não foi estudada