Posologia de narcan

NARCAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NARCAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NARCAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



NARCAN® pode ser administrado por via intravenosa, intramuscular ou subcutânea. O meio mais rápido de ação é alcançado por injeção intravenosa e é recomendado em situações de emergência.
Pelo fato de o período de ação de alguns opioides poder exceder aquele do NARCAN®, o paciente deve ser mantido sob contínua observação e repetidas doses de NARCAN® devem ser administradas, se necessário.
Os produtos de uso parenteral, antes de serem ministrados, devem ser inspecionados visualmente quanto a partículas e/ou descoloração sempre que a solução e o recipiente o permitirem. NARCAN® não deve ser misturado com preparados contendo bissulfito, ânions de cadeia longa ou alto peso molecular, ou qualquer solução contendo pH alcalino. Nenhum agente ou fármaco deve ser acrescentado a NARCAN®, a menos que seu efeito na estabilidade química e física da solução tenha sido primeiro determinado.

Infusão Intravenosa:
NARCAN® deve ser diluído, para aplicação intravenosa, em solução salina normal ou solução de dextrose a 5%. A adição de 2 mg de NARCAN® em 500 mL de qualquer solução citada, fornece a concentração de 0,004 mg/mL. As misturas devem ser usadas dentro de 24 horas. Após 24 horas a solução restante não utilizada deve ser descartada. A porcentagem de dose deve ser ajustada de acordo com a resposta do paciente.

USO EM ADULTO:
Superdosagem de opioide:
Suspeita ou Comprovada – Uma dose inicial de 0,4 mg a 2 mg de NARCAN® deve ser aplicada por via intravenosa. Se não conseguir o nível desejado de reação ou melhora nas funções respiratórias, deve-se repetir a dose com 2 ou 3 minutos de intervalo. Se nenhuma resposta for observada após administração de 10 mg do NARCAN®, o diagnóstico de toxicidade induzida por narcóticos deve ser questionado. A aplicação intramuscular ou subcutânea pode ser necessária, se a aplicação intravenosa não puder ser feita.

Depressão Pós-Operatória (por opioide):
Para uma reversão parcial de depressão causada por narcóticos após seu uso durante cirurgia, doses menores de NARCAN®, em geral, são suficientes. A dose de NARCAN® deve ser titulada de acordo com a reação do paciente. Para reversão inicial da depressão respiratória, NARCAN® deve ser injetado gradativamente de 0,1 a 0,2 mg por via intravenosa com dois ou três minutos de intervalo, para se alcançar um nível desejável de reversão, isto é, ventilação e estado de consciência adequada, sem dor ou desconforto significativos. Uma superdosagem de NARCAN® pode resultar numa significativa reversão da analgesia e aumento da pressão sanguínea. Similarmente, uma reversão rápida pode ocasionar náuseas, vômitos, sudorese e estresse circulatório.
Repetidas doses de NARCAN® podem ser necessárias, dentro de uma ou duas horas de intervalo, dependendo da quantidade, tipo (curta ou longa duração) e intervalo de tempo, desde a última administração de narcótico. Doses suplementares, por via intramuscular têm mostrado um efeito maior e duradouro.

USO PEDIÁTRICO:
Superdosagem de opioides:
Suspeita ou Comprovada – A dosagem inicial comum, em crianças, é de 0,01 mg/kg/peso, aplicada por via IV. Se esta dosagem não alcançar o nível desejado de melhora clínica, uma dose subsequente de 0,1 mg/kg/peso pode ser administrada. Se a via de aplicação IV não for possível, NARCAN® pode ser administrado por via IM ou subcutânea, em doses divididas.
Se necessário, NARCAN® pode ser diluído com água para injeção.

Depressão Narcótica Pós-Operatória:
Seguir as recomendações sob o título “Depressão Pós-Operatória em Adultos”. Para início da reversão da depressão respiratória, NARCAN® deve ser injetado em doses gradativas de 0,005 mg a 0,01 mg por via intravenosa com 2 ou 3 minutos de intervalo, para se obter um grau desejado de reversão.
Uso em Recém-Nascidos: Depressão induzida por narcótico – a dose inicial comum é de 0,01 mg/kg/peso administrada por via IV, IM ou SC. Esta dosagem deve ser repetida de acordo com a orientação prescrita na administração em adultos, para depressão narcótica pós-cirúrgica.