Bula para paciente natalins c/ fluor

NATALINS C/ FLUOR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NATALINS C/ FLUOR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NATALINS C/ FLUOR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO – NATALINS® COM FLÚOR é um produto especialmente formulado para atender às necessidades aumentadas de vitaminas e minerais da mulher, durante a gestação e lactação.

CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO – O MEDICAMENTO DEVE SER CONSERVADO EM TEMPERATURA AMBIENTE (ENTRE 15 E 30ºC). EVITAR CALOR EXCESSIVO. PROTEGER DA UMIDADE E DA LUZ.

PRAZO DE VALIDADE – VIDE CARTUCHO. ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVERÁ SER UTILIZADO CASO O PRAZO DE VALIDADE DO PRODUTO ESTEJA VENCIDO.

GRAVIDEZ E LACTAÇÃO – “Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término”. “informar ao médico se está amamentando”.

CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO – NATALINS® COM FLÚOR Comprimidos revestidos, deve ser ingerido com um pouco de água ou suco. “siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento”.

INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO – “Não Interromper O Tratamento Sem O Conhecimento Do Seu Médico”.

REAÇÕES ADVERSAS – – INFORMAR AO MÉDICO NO CASO DE APARECIMENTO DE MANCHAS NO ESMALTE DO DENTE. “INFORME AO SEU MÉDICO O APARECIMENTO DE REAÇÕES DESAGRADÁVEIS”.

Problemas gastrointestinais podem ocorrer com a ingestão de 4 a 20 mg de fluoreto de sódio. Overdoses de flúor podem causar hipocalcemia e dor óssea.
Raramente podem ocorrer reações alérgicas e ulceração da membrana da mucosa (boca e lábios)
Ingestão de doses excessivas (maiores que 1500000 UI para adultos e 75000 UI a 350000 UI para crianças) de vitamina A pode causar sintomas de toxicidade como sangramento das gengivas, confusão ou excitação incomum, diarréia, tontura ou sonolência, visão duplicada, dores de cabeça severas, irritabilidade, descamação da pele e vômitos.
Reações adversas de incidência rara como cálculo renal, dificuldade ou dor ao urinar, constipação, dores de cabeça, náusea, vômito, perda do apetite, depressão mental e irritabilidade podem ocorrer se houver ingestão excessiva de cálcio.
Altas doses de cobre podem causar diarreia, dor e desconforto epigástrico, hepatotoxicidade, hipotensão, sabor metálico e vômito.
Nenhum efeito adverso ou reação alérgica foi relatado com a administração de ácido fólico.
Ingestão de altas quantidades de ferro pode causar dores estomacais e cólicas.
Altas doses de vitamina B3 podem causar arritmias cardíacas, diarréia, tonturas, hiperglicemia, náusea ou vômito, hiperuricemia, mialgias, prurido.
Altas doses de piridoxina podem causar neuropatia sensorial.

Altas doses de riboflavina podem causar descoloração da urina.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”
INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS/INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS
Hidróxido de alumínio pode diminuir a absorção e aumentar a excreção fecal do flúor. Grandes quantidades de hidróxido de alumínio podem precipitar os ácidos biliares no intestino; podem diminuir a absorção de vitaminas lipossolúveis, especialmente vitamina A.
Ingestão concomitante de anticonvulsivantes, como hidantoína e ácido fólico, pode diminuir os efeitos da hidantoína por antagonizar os seus efeitos no sistema nervoso central; uso concomitante de hidantoína com vitamina D pode acelerar o metabolismo pela indução das enzimas microssomais hepáticas e o seu uso prolongado pode aumentar as necessidades de vitamina D.
O uso concomitante de calcitonina com vitamina D pode antagonizar os efeitos da calcitonina no tratamento da hipercalcemia.
Uso concomitante de vitamina B12 com cloranfenicol pode antagonizar a resposta hematopoiética desta vitamina; o monitoramento do status hematológico ou uso de um antibiótico alternativo ao cloranfemicol é recomendado.
Uso concomitante de diuréticos como tiazida com vitamina D pode aumentar o risco de hipercalcemia Altas doses de ferro podem aumentar as necessidades diárias de vitamina E.

CONTRAINDICAÇÕES E PRECAUÇÕES – NATALINS® COM FLÚOR Não deve ser ingerido juntamente com outros produtos que contenham flúor, nem quando a água potável consumida contenha alto teor de flúor (acima de 0,7ppm). Natalins® com flúor é contraindicado para pacientes com fluorose.
“informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento”.

“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE”.