Bula para paciente natifa

NATIFA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NATIFA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NATIFA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO
NATIFA® é um medicamento que tem como substância ativa o estradiol, usado para suplementar ou substituir a produção dos estrogênios endógenos (produzidos no organismo pelos ovários). Os ovários perdem a capacidade de produzir hormônios quando a mulher tem entre 45-55 anos de idade. Essa redução dos níveis estrogênicos causa uma série de alterações orgânicas ou a menopausa, que é o final dos períodos menstruais mensais. Quando os níveis hormonais começam a cair, algumas mulheres podem apresentar sintomas como irregularidade menstrual, ondas de calor (“fogachos”), sudorese e insônia. Em algumas mulheres, esses sintomas são leves ou ausentes, não sendo necessária a reposição hormonal; em outras, esses sintomas podem ser mais acentuados, sendo necessária a reposição hormonal para seu controle. O uso da terapêutica hormonal (TH) promove alívio dos sintomas da menopausa e protege a mulher do desenvolvimento de doenças progressivas e silenciosas, como a osteoporose. A TH é um tratamento contínuo e a duração é avaliada pelo médico, conforme a melhora dos sintomas.
O alívio dos sintomas da menopausa é alcançado durante as primeiras semanas de tratamento.
CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO
Conservar o medicamento em sua embalagem original em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e umidade.
PRAZO DE VALIDADE
Desde que respeitados os cuidados de armazenamento, o medicamento apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação. Não devem ser utilizados medicamentos fora do prazo de validade, pois podem trazer prejuízos à saúde.
GRAVIDEZ E LACTAÇÃO
Você não deve tomar NATIFA® se estiver grávida ou se estiver amamentando.
Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informe ao médico se está amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO
Você deve tomar um comprimido de NATIFA® todos os dias, de preferência no mesmo horário, sem interrupção. NATIFA® não deve ser mastigado e, de preferência, deve ser ingerido com líquido.
Se você possui útero, seu médico pode lhe recomendar uma TH combinada associando um progestagênio ao estradiol em pelo menos parte do ciclo. Pacientes sem útero (histerectomizadas) não necessitam da complementação com progestagênio.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Esquecimento de dose: se você se esquecer de tomar uma dose, procure tomá-la assim que possível. Se estiver próximo ao horário da dose seguinte, despreze a dose esquecida e volte ao seu esquema normal. Não tome duas doses ao mesmo tempo.
INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. – 2 –
REAÇÕES ADVERSAS
As reações mais frequentemente relatadas são sensibilidade/dor nas mamas, dor abdominal, náuseas, edema e dor de cabeça.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS
Muitos medicamentos podem afetar a ação de NATIFA® ou ser afetados por ele se usados ao mesmo tempo, como por exemplo, os que apresentarem alguma das substâncias: fenobarbital, fenitoína, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, nevirapina, efavirenz, ritonavir e nelfinavir. Avise o seu médico sobre a utilização de qualquer medicamento durante o tratamento com NATIFA®, principalmente aqueles que não necessitam de receita médica (“venda livre”), vitaminas ou fitoterápicos (à base de plantas) como a erva-de-são-joão.
CONTRAINDICAÇÕES E PRECAUÇÕES
Você não deve utilizar NATIFA® se apresentar uma das seguintes condições: alergia ou história alérgica a qualquer componente da formulação.Suspeita ou diagnóstico de câncer de mama. Suspeita ou diagnóstico de tumor hormônio-dependente (por exemplo, câncer do endométrio). Histórico atual ou anterior de trombose venosa profunda (TVP) ou embolia pulmonar (EP) (formação de coágulos de sangue nos vasos sanguíneos das pernas ou dos pulmões). Histórico atual ou anterior de eventos tromboembólicos nas artérias. Presença de doença no fígado ou alteração de sua função. Presença de sangramento vaginal anormal. Hiperplasia endometrial não tratada (crescimento anormal da parede do útero). Presença de porfiria (doença na qual ocorre produção anormal de um pigmento do sangue). Gravidez confirmada ou suspeita e durante amamentação.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.
Este medicamento causa malformação do bebê durante a gravidez.
NATIFA® não apresenta ação anticoncepcional.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.