Características farmacológicas natus gerin

NATUS GERIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NATUS GERIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NATUS GERIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Natus Gerin® é uma associação composta por Panax ginseng, vitaminas, minerais e aminoácidos. Esta associação tem como indicações principais a suplementação vitamínica em diversos estados carenciais, fadiga física e mental.

As vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais são indispensáveis para o funcionamento de diversos sistemas biológico. Diversos estados carenciais estão descritos na literatura, levando a prejuízos no metabolismo. Em contrapartida, a suplementação de ácido fólico, com provadamente reduz a incidência de defeitos do fechamento do tubo neural; enquanto a suplementação de cálcio e vitamina D se faz necessária em pacientes com osteopenia e osteoporose.

Panax ginseng: é um fitoterápico indicado como adaptógeno tônico e nos casos de fadiga física e mental.

Retinol (Vitamina A): tem a função de manutenção da integridade do tecido epitelial. Na falta da mesma, o epitélio normal é substituído por um epitélio seco, mais susceptível a infecções. Tem como forma biológica ativa o retinol, retinal e ácido retinoico.

Ácido ascórbico (Vitamina C): age como cofator em reações redutoras. Promove a absorção intestinal do ferro, e é fundamental para a síntese de colágeno, proteoglicanos e outros constituintes orgânicos da matrix intercelular. A deficiência grave de vitamina C produz o escorbut.

Vitaminas do complexo B: participam dos sistemas enzimáticos que regulam várias fases do metabolismo dos glicídios, dos lipídios e das proteínas. Têm sido demonstrados que as vitaminas de complexo B estimulam a regeneração hematopoética e que são elementos reconstituintes das perturbações funcionais e lesões orgânicas do sistema nervoso, dos distúrbios mentais, de fenômenos dermatológicos e das grandes alterações nutritivas da pelagra.

Tiamina (vitamina B1): atua no metabolismo de carboidratos como uma coenzima na descarboxilação de α- cetoácidos.

Riboflavina (Vitamina B2): fundamental no metabolismo, como coenzima para as flavoproteínas respiratórias.

Piridoxina (Vitamina B6): envolvidas nas transformações metabólicas de diversos aminoácidos.

Cianocobalamina (Vitamina B12): indispensável para a replicação e crescimento celular.

Tocoferol (Vitamina E): apresenta propriedades antioxidantes em membranas biológicas. A vitamina E é essencial à reprodução. Age como anti-radical livre , retardando o envelhecimento das células humanas.

Cálcio: cátion divalente extracelular de maior concentração, sendo fundamental em diversos processos fisiológicos como excitabilidade neuronal, liberação de neurotransmissores, contração muscular, integridade de membrana e coagulação sanguínea, além do metabolismo ósseo.

Ferro: o ferro é um componente essencial de diversas proteínas como a mioglobina, enzimas com grupo heme e enzimas oxidativas mitocondriais.

Pantenol: cofator de enzimas catalíticas envolvidas no metabolismo oxidativo de carboidratos, gliconeogênese, degradação de ácidos graxos e síntese de esteroides e porfirinas. O Pantenol estimula a secreção da cortisona natural que ajuda no combate à fadiga, depressão e insônia.

Biotina: cofator de reações de carboxilação de diversos substratos. Necessário para o metabolismo dos carboidratos, gorduras e aminoácidos. Ajuda no crescimento saudável dos ossos, e é recomendada com frequência para o fortalecimento dos cabelos e unhas e para a obtenção de uma pele saudável.

Nicotinamida: participa como coenzima em reações de oxirredução essenciais para a respiração celular.

Ácido fólico: vitamina essencial devido ao seu papel fundamental na síntese de DNA e replicação celular.

Metionina: é um aminoácido essencial. A sua função principal é evitar o acúmulo excessivo de gordura no fígado, aumentando o desempenho de suas funções e prevenindo-o de afecções. Associada a colina e ao ácido fólico, tem a propriedade de agir preventivamente contra certos tipos de tumores.

Adenosina: componente de ácidos nucléicos e coenzimas. Está envolvida em diversos processos biológicos.

Colina: componente essencial de fosfolipídios afeta mobilização de gordura do fígado, doação de grupos metila e é essencial na formação do neurotransmissor de acetilcolina.

Inositol: constituinte de fosfolípides de membrana e lipoproteínas plasmáticas.