Características farmacológicas nene dent n

NENE DENT N com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NENE DENT N têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NENE DENT N devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacodinâmicas
As ações farmacodinâmicas dos componentes individuais de Nenê-Dent® N – tintura de camomila (Matricaria chamomilla L.), lidocaína e polidocanol – se complementam, justificando sua combinação. A tintura de camomila é um agente fitoterápico anti-inflamatório que consiste de um extrato etanólico/aquoso de flores de Matricaria chamomilla L. Identificou-se um total de 120 constituintes químicos na camomila, incluindo terpenoides (camazuleno), flavonoides (apigenina e luteolina, que possuem propriedades anti-inflamatórias, antiflatulentas e antiespasmódicas) e cumarínicos (umbeliferona, alfa-bisabolol). O cloridrato de lidocaína é um anestésico local que produz um efeito anestésico mais rápido, mais intenso e de longa duração por meio do bloqueio da condução nervosa; é um agente que alivia a dor em concentração ativa, porém não prejudicial (0,34%). O polidocanol 600 é um anestésico local leve com adesão muito boa na mucosa bucal e que, além de apresentar um efeito terapêutico de duração relativamente prolongada, favorece a dispersão e a difusão dos demais princípios ativos aplicados sobre as mucosas, principalmente da lidocaína.

Propriedades farmacocinéticas
Os aspectos farmacocinéticos de Nenê-Dent® N também justificam a combinação e a formulação, pois foi demonstrado que a adição de polidocanol aumenta de forma significativa a absorção de anestésicos tópicos, com mínima interferência na toxicidade tópica. Os efeitos do extrato de camomila complementam as ações dos dois anestésicos.
Os constituintes farmacologicamente ativos da tintura/extrato de camomila são absorvidos através da pele e penetram nas camadas mais profundas da derme. Como demonstrado em estudos animais usando substâncias radiomarcadas de diversos constituintes do extrato de camomila, a apigenina e o (- )--bisabolol exercem atividade farmacodinâmica comprovada e podem exibir a sua ação na pele, pois a sua absorção é lenta e as substâncias podem ser encontradas intradermicamente durante várias horas.
A lidocaína é absorvida rapidamente pela mucosa oral e é distribuída para o organismo. É rapidamente metabolizada pelo fígado por dealquilação, e seus metabólitos e o fármaco inalterado são excretados pelos rins. A biodisponibilidade da lidocaína deglutida é de aproximadamente 30-35%.
O polidocanol 600 também é rapidamente absorvido para a circulação após aplicação tópica em membranas mucosas ou a pele desnuda, e a excreção renal é de 75% da dose administrada.

Dados toxicológicos
A toxicidade da associação não foi estudada, mas a dos componentes individuais é muito baixa, favorecendo na prática a segurança da combinação comprovada nas décadas de uso. Nenhum dos constituintes do Nenê-Dent® N apresentou propriedades mutagênicas, carcinogênicas ou teratogênicas/embriogênicas.