Advertências nerisona

NERISONA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NERISONA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NERISONA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Para dermatoses infectadas por bactérias e/ou fungos, deve-se introduzir terapêutica adicional específica.
Se ocorrer ressecamento excessivo da pele durante o uso de Nerisona® (valerato de diflucortolona) creme, deve-se fazer a substituição pela formulação mais oleosa (Nerisona® (valerato de diflucortolona) pomada).
Quando o produto for aplicado na face, deve-se ter cuidado para que não entre em contato com os olhos.
A aplicação tópica de corticosteroides em grandes superfícies do corpo ou durante períodos prolongados, em particular sob oclusão, aumenta significativamente o risco de reações adversas.
Assim como ocorre com os corticoides sistêmicos, também é possível verificar o desenvolvimento de glaucoma em usuários de corticosteroides tópicos (por exemplo, após administração de doses elevadas ou em áreas extensas por período prolongado, uso de técnica oclusiva ou aplicação sobre a pele ao redor dos olhos).

Gravidez e lactação:
Estudos experimentais com glicocorticoides, realizados em animais, mostraram toxicidade reprodutiva.
Estudos epidemiológicos sugerem que poderia possivelmente haver um aumento do risco de fissuras labiais em recém-nascidos de mulheres que foram tratadas com glicocorticosteroides sistêmicos durante o primeiro trimestre de gravidez.
Fissuras labiais são alterações raras e, se for considerado que os glicocorticosteroides sistêmicos são teratogênicos, eles poderiam ser responsáveis pelo aumento de somente um ou dois casos em 1.000 mulheres tratadas durante a gravidez.
Os dados sobre o uso tópico de glicocorticosteroides durante a gravidez são insuficientes, no entanto, pode-se esperar baixo risco uma vez que a disponibilidade sistêmica do glicocorticosteroide aplicado topicamente é muito baixa.
Como regra geral, preparações tópicas contendo corticoides não devem ser utilizadas durante o primeiro trimestre da gravidez. As indicações clínicas para o tratamento com Nerisona® (valerato de diflucortolona) devem ser cuidadosamente avaliadas, considerando- se os riscos/benefícios para a gestante ou a lactante. Em especial, deve-se evitar o uso prolongado ou em área extensa.
Lactantes não devem utilizar o produto nas mamas.
Categoria: C

“Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.”