Advertências nilperidol

NILPERIDOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NILPERIDOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NILPERIDOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



PRECAUÇÕES:
A dose inicial deve ser reduzida em pacientes idosos e debilitados, de acordo com cada caso.
Controle clínico para vasodilatação periférica e hipotensão, que podem ser potencializadas pela ação dos componentes do produto, quando utilizado como complemento da anestesia regional.
Em caso de hipotensão, deve ser levada em conta a possibilidade de hipovolemia, que será controlada por medidas adequadas, incluindo, se necessário, o uso de agentes vasopressores que não seja a adrenalina.
O produto deve ser utilizado com controle clínico adequado em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica ou outras patologias que possam diminuir a capacidade respiratória.
Recomenda-se cautela na administração do produto em pacientes portadores de insuficiência hepática e/ou renal.
O componente Citrato de Fentanila pode provocar bradicardia, que embora seja revertida pela atropina, implicará na utilização do produto com cautela em pacientes portadores de bradiarritmia.
ADVERTÊNCIAS:
Assim como ocorre com outros depressores do Sistema Nervoso Central, os pacientes sob o efeito do NILPERIDOL® devem estar sob controle clínico adequado devendo-se ter à disposição os meios necessários a uma reanimação de urgência e um antagonista narcótico.
Em caso de hipotensão, deve estar disponíveis soluções parenterais e demais meios necessários ao controle.
Quando houver necessidade de uso de analgésicos com atividade narcótica no período pós-operatório, as doses devem ser reduzidas a 1/4 ou 1/3 das habitualmente recomendadas, em função do possível prolongamento do efeito depressor respiratório do produto, além da duração do seu efeito analgésico.
A utilização do produto pode dar origem a uma rigidez muscular, comprometendo principalmente os músculos da respiração. Esse efeito encontra-se relacionado com a velocidade da injeção, podendo ser contornado com aplicação endovenosa lenta.
A rigidez muscular, uma vez instalada, a respiração deverá ser assistida ou controlada, podendo-se empregar, se necessário, um agente curarizante.
NILPERIDOL® deve ser administrado com cautela, particularmente em pacientes com maior risco de depressão respiratória, como aqueles em estado de coma por trauma craniano ou tumor cerebral.
O Citrato de Fentanila, o componente analgésico narcótico de NILPERIDOL®, pode produzir droga-dependência do tipo morfínico.