Bula para paciente nimesulida

NIMESULIDA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NIMESULIDA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NIMESULIDA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMPRIMIDOS
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
− Ação esperada do medicamento: nimesulida é um medicamento que apresenta propriedades que combatem a inflamação, a dor e a febre. Alivia a dor, em adultos, dentro de 15 minutos após o uso oral.
− Cuidados de armazenamento: este medicamento deve ser guardado em sua embalagem original até sua total utilização. Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C). Proteger da umidade.
− Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação, o que pode ser verificado na embalagem do produto. Não use o medicamento se o prazo de validade estiver vencido. Verifique se o produto está lacrado e em boas condições de armazenamento.
− Gravidez e lactação: informe ao seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando. O uso de nimesulida não é recomendado para gestantes e mulheres em fase de amamentação.
− Cuidados de administração: siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Caso os sintomas não melhorem em 5 dias, entre em contato com o seu médico. Recomenda-se tomar nimesulida após as refeições.
− Interrupção do tratamento: você deverá estar sempre em contato com o seu médico, para que ele acompanhe a evolução do tratamento e decida quando e como este será interrompido. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
− Reações adversas: informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Como por exemplo: urticária, coceira, náusea, dor de estômago, perda do apetite, urina escura, icterícia, diarreia, dor de cabeça, sonolência, tontura, diminuição da temperatura do corpo, diminuição do volume urinário, asma entre outras. Podem ocorrer reações alérgicas. Foram relatados casos isolados de Síndrome de Stevens-Johnson e de hepatite aguda fulminante.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”

− Utilização com outras substâncias: recomenda-se tomar nimesulida após as refeições. Não se aconselha a ingestão de álcool ou outros alimentos ou medicamentos que provoquem irritação gástrica durante o tratamento com nimesulida. É muito importante que você informe ao seu médico os problemas de saúde que você tenha e todos os medicamentos que estiver utilizando. Medicamentos que podem interagir com nimesulida: fenofibrato, ácido salicílico, ácido valproico, tolbutamida, ácido acetilsalicílico, metotrexato, varfarina, fenitoína, lítio e probenecida. Em caso de dúvida, consulte seu médico.
− Contraindicações e Precauções: informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento. A nimesulida não deve ser utilizado por:
• pacientes que tenham alergia a nimesulida ou a qualquer outro componente do medicamento, ao ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios (informe seu médico caso você tenha alergia a algum produto),
• úlcera péptica (no estômago ou duodeno) em fase ativa, ulcerações recorrentes ou com hemorragia no trato gastrintestinal,
• pacientes com distúrbios graves de coagulação,
• pacientes com insuficiência cardíaca,
• pacientes com mau funcionamento dos rins,
• pacientes com mau funcionamento do fígado,
• mulheres grávidas ou em fase de amamentação,
• crianças menores de 12 anos.

Se você teve ou tem formação de úlcera péptica, inflamações nos intestinos ou mau funcionamento do fígado, você deve usar o medicamento com atenção.
O uso prolongado de anti-inflamatórios não-esteroides (AINEs) em idosos não é recomendado. Se a terapia prolongada com nimesulida for necessária, os pacientes devem ser regularmente monitorados, pois são mais sensíveis as reações desagradáveis dos anti-inflamatórios.
Como os AINEs podem interferir na função plaquetária, eles devem ser usados com cuidado em pacientes com problema de coagulação como, por exemplo, hemofilia e predisposição a sangramento.
Com relação ao uso de nimesulida em crianças foram relatadas algumas reações severas, incluindo casos muito raros compatíveis com Síndrome de Reye.
O produto tem pouco ou nenhum efeito sobre a habilidade de dirigir ou operar máquinas.
Diabéticos: os comprimidos de nimesulida não contêm açúcar, podendo ser utilizados por pacientes diabéticos.

“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.”
______________________________________________________________________________________

GOTAS
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
Este medicamento deve ser utilizado apenas sob orientação médica.

– O que é e para que serve este medicamento?
A nimesulida é um medicamento que apresenta propriedades antiinflamatórias, analgésicas e antipiréticas.

Como este medicamento deve ser guardado?
Como todo medicamento, a nimesulida deve ser guardada em sua embalagem original até sua total utilização. Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C).

Qual o prazo de validade deste medicamento?
O prazo de validade de nimesulida é 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem externa do produto. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido. Pode ser prejudicial à sua saúde.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez e amamentação?
O uso de nimesulida não é recomendado para gestantes e mulheres em fase de amamentação.
“Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.”
“Informe seu médico se está amamentando.”

Como este medicamento deve ser utilizado?
Agite antes de usar. A nimesulida deve ser utilizada de acordo com as instruções fornecidas pelo seu médico. Caso os sintomas não melhorem em 5 dias, entre em contato com seu médico. Recomenda-se tomar nimesulida depois das refeições.
“Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.”

O tratamento com este medicamento pode ser interrompido?
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Somente ele poderá avaliar a evolução do tratamento e decidir quando e como este poderá ser interrompido.

Quais são as possíveis reações adversas com o uso deste medicamento?
Informe seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis. Como por exemplo: urticária, coceira, náusea, dor de estômago, perda de apetite, urina escura, icterícia, diarréia, dor de cabeça, sonolência, tontura, diminuição da temperatura do corpo, diminuição do volume urinário, asma entre outras. Podem ocorrer reações alérgicas. Foram relatados casos isolados de Síndrome de Stevens-Johnson e de hepatite aguda fulminante.
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”
Este medicamento pode ser ingerido com alimentos?
Recomenda-se tomar nimesulida após as refeições.
Não se aconselha a ingestão de alimentos que provoquem irritação gástrica (tais como abacaxi, laranja, limão, café e etc.) durante o tratamento com nimesulida.

Durante o tratamento com este medicamento pode-se tomar bebidas alcoólicas?
Não se aconselha a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento.

A nimesulida pode ser utilizada com outros medicamentos?
Não se aconselha o uso de medicamentos que provoquem irritação gástrica durante o tratamento com nimesulida. Medicamentos que podem interagir com nimesulida: fenofibrato, ácido salicílico, ácido valpróico, tolbutamida, ácido acetilsalicílico, metotrexato, varfarina, fenitoína, lítio e probenecida. Em caso de dúvida, consulte seu médico.

Quando este medicamento não deve ser utilizado?
Este medicamento não deve ser utilizado por: pacientes que tenham alergia à nimesulida, ao ácido acetilsalicílico ou a outros antiinflamatórios (informe seu médico caso você tenha alergia a algum produto); pacientes com úlcera péptica (no estômago ou duodeno) em fase ativa, ulcerações recorrentes com hemorragia no trato gastrintestinal; pacientes com distúrbios graves de coagulação; pacientes com disfunção renal grave; pacientes com disfunção hepática; mulheres grávidas ou em fase de amamentação; crianças menores de 12 anos.

Quando a administração deste medicamento requer cuidados especiais?
Este medicamento deve ser usado com atenção em pacientes com história de ulceração péptica, inflamações intestinais ou distúrbios hepáticos.
Pacientes idosos são particularmente sensíveis às reações adversas dos AINEs. O uso prolongado de AINEs em idosos não é recomendado. Se a terapia prolongada com nimesulida for necessária os pacientes devem ser regularmente monitorados. Como os AINEs podem interferir na função plaquetária, eles devem ser usados com cuidado em pacientes com problema de coagulação como por exemplo: hemofilia e predisposição a sangramento.
Com relação ao uso de nimesulida em crianças, foram relatadas algumas reações severas, incluindo casos muito raros compatíveis com Síndrome de Reye.
“Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.”
Não deve ser utilizado durante a gravidez e lactação.

Pacientes diabéticos podem fazer uso deste medicamento?
“ATENÇÃO DIABÉTICOS: CONTÉM AÇÚCAR.”
Se você for diabético, certifique-se com seu médico sobre o uso do produto.

O produto afeta a habilidade de dirigir veículos ou operar máquinas?
A nimesulida tem pouco ou nenhum efeito sobre a habilidade de dirigir ou operar máquinas.

Em caso de ingestão excessiva do produto, que providências tomar?
Entre em contato com o seu médico, ou procure um pronto-socorro, informando a quantidade ingerida, horário de ingestão e os sintomas.
“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.”