Advertências nistatina

NISTATINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NISTATINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NISTATINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A nistatina suspensão oral não deve ser usada para o tratamento de micoses sistêmicas.
Caso ocorra irritação ou hipersensibilidade à nistatina, deve-se descontinuar o tratamento e tomar as medidas cabíveis.
Recomenda-se que esfregaços com KOH, culturas ou outros métodos de diagnóstico sejam usados para confirmar o diagnóstico de candidíase e excluir outras infecções causada por outros patógenos.
Não foram realizados estudos em longo prazo em animais para avaliar o potencial carcinógeno da nistatina, nem estudos para determinar seu efeito mutagênico da fertilidade em machos e fêmeas.
Ainda não foi comprovado se a nistatina é excretada no leite humano. Embora a absorção gastrintestinal seja insignificante, precauções devem ser tomadas quando a nistatina for prescrita a lactantes.