Resultados de eficácia nisulid (nimesulida)

NISULID (nimesulida) com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NISULID (nimesulida) têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NISULID (nimesulida) devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Novecentos e quarenta pacientes do sexo masculino e feminino, com idade de 15 a 77 anos, participaram de um estudo multicêntrico não-comparativo para avaliar a eficácia e tolerabilidade da nimesulida em doenças inflamatórias otorrinolaringológicas. Trezentos e nove pacientes foram afetados por otite média e 631 por inflamação do trato respiratório superior. Todos os pacientes foram tratados com 100 mg de nimesulida na forma de granulado, duas vezes ao dia, por um período médio de 10 dias. A nimesulida reduziu significativamente a intensidade de sinais e sintomas, permitindo, desta forma, a recuperação funcional. A droga foi bem tolerada, e dos 75 pacientes que relataram efeitos adversos, somente 26 tiveram de ser excluídos do tratamento.
Estudo foi realizado com o objetivo de comparar a eficácia e a tolerabilidade da nimesulida versus o celecoxib no tratamento da osteoartrite. A casuística envolveu 57 pacientes com idade entre 40 e 80 anos, que foram randomizados em dois grupos, recebendo as medicações do estudo durante 30 dias de forma simples-cega na dosagem de um comprimido de 100 mg de nimesulida duas vezes ao dia e uma cápsula de 100 mg de celecoxib duas vezes ao dia. Os aspectos analisados foram: dor em repouso, dor em movimento e dor noturna, através de uma escala analógica da dor, duração da rigidez matinal, capacidade funcional (HAQ), classe funcional ACR-1991 e o índice de gravidade para osteoartrite de joelhos em todas as visitas. A nimesulida demonstrou eficácia e tolerabilidade semelhante ao celecoxib no tratamento da osteoartrite. A dor noturna diminuiu mais precocemente no grupo celecoxib; nos parâmetros rigidez matinal, capacidade funcional e o índice de gravidade para a osteoartrite de joelho constatou-se uma resposta mais rápida nos pacientes tratados com a nimesulida.
Em um estudo aberto e não-comparativo, 40 adultos portadores de infecções das vias aéreas superiores foram avaliados. Os pacientes receberam nimesulida administrada na posologia de um supositório (100 mg) a cada 12 horas, durante 7 dias. Todos os pacientes receberam amoxicilina na dosagem de 500 mg três vezes ao dia, durante 7 dias. Houve uma acentuada regressão dos sinais e sintomas já a partir do 2º dia de tratamento, com resultados estatisticamente significantes. A tolerabilidade foi descrita como Excelente ou Boa em 92,5% dos pacientes. Concluiu-se que a ação terapêutica da nimesulida supositório é rápida e intensa, determinando uma melhora da sintomatologia já no 2º dia de tratamento.