Bula para paciente nitrileno

NITRILENO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NITRILENO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NITRILENO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



AÇÃO ESPERADA DO MEDICAMENTO
NITRILENO® é uma solução para uso intranasal composta de duas substâncias ativas, o nitrofural, que possui atividade antibiótica, e o cloridrato de nafazolina, que tem ação descongestionante.
A ação de NITRILENO® se evidencia em cerca de cinco minutos. O efeito descongestionante dura até seis horas.
CUIDADOS DE ARMAZENAMENTO
Conservar o medicamento em sua embalagem original em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e umidade.
PRAZO DE VALIDADE
Desde que respeitados os cuidados de armazenamento, o medicamento apresenta uma validade de 24 meses a contar da data de sua fabricação. Não devem ser utilizados medicamentos fora do prazo de validade, pois podem trazer prejuízos à saúde.
GRAVIDEZ E LACTAÇÃO
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término.
Informar ao médico se está amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
CUIDADOS DE ADMINISTRAÇÃO
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Orientações para nebulização:
Mantenha a cabeça levemente inclinada para frente.
Introduza a ponta do frasco na narina, mantendo-o na posição vertical.
Aperte fortemente o frasco, uma só vez, aspirando ao mesmo tempo.
Retire a ponta do frasco da narina, sem relaxar a pressão sobre o frasco.

IMPORTANTE: os frascos de NITRILENO® devem ser usados por apenas uma pessoa, a fim de evitar a disseminação de infecções.
Esquecimento de dose (dose omitida): se você se esquecer de tomar uma dose, procure tomá-la assim que possível. Se estiver próximo ao horário da dose seguinte, despreze a dose esquecida e volte ao seu esquema normal. Não tome duas doses ao mesmo tempo.
INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
REAÇÕES ADVERSAS
NITRILENO® geralmente é bem tolerado, entretanto, em função da sensibilidade individual, podem ocorrer reações desagradáveis como: irritação local, náusea e dor de cabeça.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS
Avise seu médico ou o farmacêutico se você faz uso de algum outro medicamento, incluindo os que não precisam de prescrição médica, vitaminas ou fitoterápicos (a base de plantas medicinais).
CONTRAINDICAÇÕES E PRECAUÇÕES
NITRILENO® não deve ser utilizado por pessoas com reconhecida alergia às substâncias ativas (nitrofural ou nitrofurazona; e cloridrato de nafazolina) ou aos outros componentes da fórmula; e em portadores de glaucoma.
Deve ser usado com cautela por pacientes com problemas circulatórios e cardíacos; com pressão alta, diabetes; doença na tireoide ou nos rins; asma brônquica, doenças vasculares cerebrais e em rinite medicamentosa.
O uso de doses excessivas (muitas gotas em cada aplicação e/ou muitas aplicações ao dia por tempo prolongado) pode ocasionar a chamada congestão de rebote, onde a mucosa nasal fica mais congestionada e o nariz mais entupido, após a cessação de efeito do medicamento.
NITRILENO® não deve ser utilizado em crianças com menos de 12 anos de idade.
NITRILENO® não deve ser aplicado em intervalo menor que três horas e não deve ser usado por período maior que três dias, sem orientação do médico. Não faça mais que quatro aplicações ao dia.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.
Atenção: este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de diabetes.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.