Características farmacológicas nitrileno

NITRILENO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NITRILENO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NITRILENO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Propriedades farmacológicas
O nitrofural ou nitrofurazona é um derivado nitrofurano com ação bactericida e bacteriostática para uma grande variedade de microorganismos presentes nas infecções nasais e pré-nasais como estreptococos, estafilococos e pneumococos. Seu uso tópico pode apresentar uma medida coadjuvante, ainda que limitada, no crescimento destas bactérias na cavidade nasal.
A nafazolina é um fármaco sintético simpatomimético com um núcleo de imidazol, o que lhe confere ações adrenérgicas e colinérgicas. A nafazolina possui potente ação vasoconstritora, estimulando diretamente os receptores alfa-adrenérgicos (subtipo alfa1) exercendo mínimo ou nenhum efeito sobre os receptores beta-adrenérgicos. Na mucosa nasal provoca vasoconstrição, reduzindo o fluxo sanguíneo, com duração prolongada. Esse efeito promove a retração dos tecidos eréteis do nariz (sobretudo conchas nasais) com uma melhor ventilação, levando à sensação de descongestionamento e drenagem dos seios da face. A abertura do óstio da tuba auditiva junto à rinofaringe também pode ser facilitada pelo mesmo mecanismo. Porém, os efeitos do fármaco são temporários e o uso prolongado e abusivo pode causar vasodilatação de rebote, congestão, e rinite medicamentosa.
Propriedades farmacocinéticas
Apesar do uso preconizado da nafazolina como medicação tópica nasal, ela é absorvida por todas as vias, incluindo o trato gastrintestinal, via parenteral e a aplicação sobre as mucosas nasal ou ocular, podendo apresentar efeitos sistêmicos. No sistema cardiovascular pode acarretar estímulo adrenérgico com piora de condições prévias. Similar a outros descongestionantes imidazolínicos, a nafazolina é capaz de deprimir os receptores do sistema nervoso central (SNC). Esta ação está possivelmente correlacionada aos principais efeitos do fármaco nos receptores alfa2, que são similares aos efeitos da clonidina. Assim, embora rara, pode ocorrer depressão da atividade neurológica, principalmente em casos de superdosagem em crianças.
Não existem estudos sobre a absorção sistêmica do nitrofural em seu uso tópico nasal. Existe a suspeita de sua absorção sistêmica em casos de tratamento tópico de queimaduras cutâneas extensas.