Informações nitroprus

NITROPRUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NITROPRUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NITROPRUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O prazo de validade do produto é de 18 meses a partir da data de fabricação, impressa no rótulo e caixa. O produto deve ser conservado em temperatura ambiente, entre 15° e 30°C, protegido da luz. As ampolas de nitroprusseto devem ser mantidas ao abrigo da luz, em local escuro. A cor da solução após reconstituição é amarelada. Se a cor da solução se apresentar castanha, laranja, azul ou verde, a solução deverá ser desprezada.
As soluções de nitroprusseto devem ser preparadas extemporaneamente e mantidas ao abrigo da luz.
Durante a administração, tomar precaução para evitar o extravasamento, pois poderá causar irritação.

Mecanismo de ação:
Administrado em infusão intravenosa, o nitroprusseto de sódio é um potente vasodilatador. Seu efeito sobre os vasos sanguíneos começa imediatamente depois do início da infusão, é fácil de ser controlado e cessa logo depois que a infusão tenha terminado.
A droga exerce seu efeito inicialmente sobre os vasos sanguíneos contraídos por espasmo, enquanto que a dilatação generalizada dos vasos periféricos ocorre com doses muito mais elevadas. Esses vasos incluem tanto as arteríolas quanto o leito de capacitância (venoso) pós-capilar.
O nitroprusseto de sódio atua exclusivamente na musculatura vascular, independentemente do sistema nervoso autônomo.
O nitroprusseto de sódio baixa a pressão sanguínea a qualquer nível desejado durante a infusão.
Existe uma relação direta entre dose e efeito, com base no estado hemodinâmico inicial do paciente e sua idade. Pacientes jovens requerem doses nitidamente mais elevadas do que pacientes mais velhos para obter a mesma redução na pressão sanguínea.
Graças ao seu efeito vasodilatador, o nitroprusseto de sódio, mesmo quando administrado em doses relativamente baixas, diminui a resistência à ejeção ventricular esquerda (pós-carga) e a maior pressão de enchimento ventricular (pré-carga). Dessa maneira, a droga reduz a necessidade de oxigênio do miocárdio especialmente no infarto do miocárdio.