Modo de usar novamin

NOVAMIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NOVAMIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NOVAMIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Administração Intravenosa:
Preparo das soluções
A solução para uso intravenoso é preparada adicionando-se a dose desejada em 100 ou 200mL de solução estéril, como soro fisiológico, soro glicosado a 5% ou outra solução compatível.
Nos adultos a administração é feita durante um período de 30 a 60 minutos. A dose total diária não deve exceder 15mg/kg/dia.
Nos pacientes pediátricos, o volume de líquido infundido dependerá da quantidade tolerada pelo paciente. Deverá ser um volume suficiente para infundir a amicacina por um período de 30 a 60 minutos. Em lactentes a infusão deverá durar de 1 a 2 horas. A amicacina não deve ser pré-misturada com outras drogas e deve ser administrada separadamente de acordo com a dose e a via de administração recomendadas.

Estabilidade em soluções I.V.
NOVAMIN é estável durante 24 horas à temperatura ambiente, nas concentrações de 0,25 e 5,0mg/mL, nas seguintes soluções: soro glicosado a 5%, dextrose a 5% e 0,2% de cloreto de sódio, dextrose a 5% e 0,45% de cloreto de sódio, soro fisiológico a o,9% e Ringer-lactato.
As soluções acima contendo concentrações de 0,25 e 5,0mg/ml de NOVAMIN, se conservadas por 60 dias a 4ºC e posteriormente 25ºC, tem validade de 24 horas.
Estas soluções nas mesmas concentrações, se congeladas a -15º C durante 30 dias, descongeladas e posteriormente conservadas a 25ºC, tem validade de 24 horas.
Os medicamentos para uso parenteral devem ser examinados previamente à sua administração, para se detectar alterações de coloração ou presença de partículas sempre que o frasco e a solução permitirem.
Os antibióticos aminoglicosídeos não devem ser pré-misturados com outras drogas, qualquer que seja a via de administração, mas sim administrados separadamente.
Devido aos riscos de toxicidade dos aminoglicosídeos, não se recomendam doses fixas para tratamento, mas doses baseadas no peso corpóreo. É fundamental que o cálculo da posologia se ajuste às necessidades de cada paciente.
A solução pode eventualmente tornar-se amarelo-pálida, o que não indica diminuição de sua potência.