Bula para paciente novarrutina

NOVARRUTINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de NOVARRUTINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com NOVARRUTINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Modo de ação: Novarrutina atua tonificando a parede das veias e melhorando a microcirculação venosa.

Cuidados de conservação: Este medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente (15 a 30º C). Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.

Prazo de validade:
Solução: 24 meses a partir da data de fabricação.
Comprimido: 24 meses a partir da data de fabricação Vide cartucho.
ATENÇÃO: Ao adquirir o medicamento confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. Não utilize o produto fora do prazo indicado, pois pode ser ineficaz ou prejudicial a sua saúde.

Gravidez e Lactação: Não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.
“Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término”. “Informar ao médico se está amamentando”.
“Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista”.

Cuidados de administração: “Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento”.

Interrupção do Tratamento: “Não interromper o tratamento sem o conhecimento de seu médico”.

Reações adversas: Em casos isolados, alguns pacientes podem apresentar distúrbios gastrintestinais, náuseas, pruridos, distúrbios da coagulação sanguínea, espasmos musculares, tonturas, dor de cabeça e hipoglicemia.
“Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.”

Ingestão concomitante com outras substâncias – Baseado em estudos animais, pode haver um efeito aditivo com medicamentos hipoglicemiantes. Teoricamente, a escina pode interferir com drogas que se ligam a proteínas como fenitoína, warfarina e amiodarona, embora não existam casos reportados.

Contraindicações e Precauções: Este medicamento está contraindicado para crianças menores de 10 anos, pacientes com doença renal ou hepática prévia, nos casos de gravidez e lactação. Em caso de hipersensibilidade individual aos componentes da fórmula, descontinuar o uso e procurar orientação médica.

Atenção Diabéticos: Este medicamento possui efeito hipoglicêmico. Pacientes que estejam fazendo uso de anticoagulantes não devem utilizar Novarrutina.

“Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do inicio ou durante o tratamento.”

– Riscos da automedicação:
“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE”.
“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS”