Bula para paciente oceral

OCERAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OCERAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OCERAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. Como este medicamento funciona?
Oceral® – nitrato de oxiconazol destrói a membrana celular do fungo, através da inibição da formação de um componente que é essencial para sua formação. Ao impedir a formação desta substância, chamada ergosterol, ele impede a formação dos fungos, que são os causadores das micoses, eliminando-os.
2. Indicações do medicamento
Oceral® deve ser usado para o tratamento dos seguintes tipos de micose:
•Micoses dos pés: tinhas plantar e interdigital (frieira ou pé-de-atleta);
•Micoses de virilha;
•Outras micoses superficiais da pele: tinha (das mãos e do corpo);
•Pitiríase versicolor (pano branco ou micose de praia);
•Candidíase da pele;
•Micoses do conduto auricular externo (desde que a membrana timpânica esteja íntegra).
3. Quando não devo usar este medicamento?
Oceral® está contra-indicado em casos de hipersensibilidade aos componentes da fórmula. A solução de Oceral® não deve entrar em contato com os olhos ou membranas mucosas. Não há relatos de ocorrência de interação medicamentosa entre Oceral®, utilizado sobre a pele (via tópica), com outros medicamentos. Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica. Não há contra-indicação relativa a faixas etárias. Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis. Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
4. Como devo usar este medicamento?
Oceral® está disponível na forma de solução alcoólica límpida, incolor a levemente amarelada e como um creme branco, opaco e homogêneo, de odor suave. Limpar e secar a pele e aplicar Oceral® creme ou solução sobre as lesões uma vez ao dia, de preferência à noite ou a critério médico. Após a aplicação de Oceral® creme, fazer uma leve fricção espalhando-o sobre a região afetada. A aplicação de Oceral® solução pode ser feita com o auxílio de um cotonete ou chumaço de algodão. A duração do tratamento depende de cada caso, porém, em termos gerais, não deve ser inferior a três semanas. Para prevenir a recorrência, o tratamento com Oceral® deve ser mantido por uma a duas semanas após a completa recuperação da pele. Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
5. Reações adversas
Oceral® é geralmente bem tolerado. Em raros casos, podem ocorrer reações na pele, tais como sensação de leve ardência, vermelhidão e/ou coceira.
6. O que fazer se alguém usar uma grande quantidade deste medicamento de uma só vez?
Por superdosagem entende-se número de aplicações muito acima daquelas indicadas no item “Como devo usar este medicamento”. Não foram descritos até o momento sintomas de superdosagem com o uso de Oceral® sobre a pele.
7. Onde e como devo guardar este medicamento?
Este medicamento deverá ser conservado em sua embalagem original, em temperatura ambiente (15º C a 30º C). Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.