Reações adversas omegaven

OMEGAVEN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OMEGAVEN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OMEGAVEN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Reação rara (> 1/10.000 e <1.000): a infusão de Omegaven® pode levar a prolongamento do tempo de sangramento e uma inibição da agregação plaquetária. Em casos raros, os pacientes podem apresentar gosto de peixe na boca.
Efeitos indesejáveis observados durante a administração de emulsões lipídicas:
-Reação incomum (> 1/1.000 e < 1/100): dor abdominal, náusea, vômito, elevação na temperatura corporal, tremores, calafrios, cansaço, hipertrigliceridemia e dor de cabeça;
-Reação muito rara (< 1/10.000): trombocitopenia, hemólise, reticulocitose, reações anafiláticas, aumento transitório no teste de função hepática, priapismo, rash, urticária e efeitos circulatórios (p. ex. hiper/hipotensão).
Pode-se observar um aumento transitório nos testes de função hepática após nutrição parenteral prolongada com ou sem emulsões lipídicas.
Devem ser observados possíveis sinais de sobrecarga metabólica. A causa pode ser genética (metabolismos individualmente diferentes) e relacionada a diferentes doenças prévias com rapidez variada e após diferentes doses, mas esses sinais têm sido observados principalmente com o uso de emulsões lipídicas de semente de algodão.
A sobrecarga metabólica pode causar os seguintes sintomas:
-Hepatomegalia com ou sem icterícia;
– Uma alteração ou redução de alguns parâmetros de coagulação (p.ex., tempo de sangramento, tempo de coagulação, tempo de protrombina, contagem de plaquetas);
-Esplenomegalia;
-Anemia, leucopenia, trombocitopenia;
-Sangramentos e tendência a sangramento;
-Testes de função hepática anormais;
-Febre;
-Hiperlipidemia;
-Cefaleia, dores de estômago, fadiga;
-Hiperglicemia.
Caso esses efeitos colaterais ocorram ou no caso do nível de triglicérides durante a infusão de lipídios aumentar acima de 3 mmol/L, a infusão de lipídios deve ser interrompida ou, se necessário, mantida com posologia reduzida.

Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/ notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.