Bula para paciente omniscan

OMNISCAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OMNISCAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OMNISCAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Omniscan é um meio de contraste destinado para uso diagnóstico em exames de ressonância magnética do crânio e coluna vertebral, e para as demais partes do corpo como cabeça e região do pescoço, cavidade torácica incluindo o coração, extremidades (braços e pernas), órgãos da cavidade abdominal (próstata, bexiga urinária, pâncreas e fígado), rins, mama, sistema músculo-esquelético e vasos sanguíneos.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
OMNISCAN é usado como meio de contraste para melhorar a visualização de imagens por ressonância magnética (RM), o que permite ao médico identificar e quantificar lesões ou doenças com maior facilidade, proporcionando informação necessária para elaboração de um diagnóstico.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não utilize OMNISCAN se tiver histórico de alergia (hipersensibilidade) conhecida à gadodiamida ou a qualquer outro componente do produto; se sofrer de insuficiência renal grave e/ou disfunção renal aguda ou se foi ou será submetido (a) a transplante de fígado. O uso de contrastes a base de gadolínio em pacientes com essas condições tem sido associado à uma doença chamada Fibrose Sistêmica Nefrogênica (FSN). A FSN é uma doença que envolve o aumento da espessura da pele e do tecido conjuntivo. A FSN pode levar a uma situação de imobilidade incapacitante das articulações, fraqueza muscular ou insuficiência dos órgãos internos que poderão colocar a vida do paciente em risco.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Procedimentos diagnósticos, que incluam meios de contraste, devem ser conduzidos sob supervisão de um médico treinado e com conhecimento completo do método a ser realizado.
Informe ao médico, se alguma das condições mencionadas abaixo é aplicável a você:
-se possui algum marca-passo cardíaco ou algum implante contendo ferro em seu corpo;
-se apresentou anteriormente uma reação grave após ter recebido um meio de contraste;
-se apresenta ou já apresentou alguma alergia, asma ou outras doenças alérgicas respiratórias;
-se sofre de doenças do coração (cardiopatias) ou distúrbios do sistema nervoso central (convulsões ou lesões cerebrais);
-se sofre de problemas nos rins;
-se fez recentemente ou espera fazer em breve um transplante de fígado;
-se apresenta anemia ou doenças que afetem os glóbulos vermelhos;
-se apresenta diabetes ou hipertensão arterial.
Você deverá ser submetido a exames de laboratório para avaliação da função renal antes da administração de OMNISCAN.

Gravidez e amamentação Categoria de Risco: C
Informe ao médico se você estiver grávida ou amamentando. OMNISCAN não deverá ser utilizado durante a gravidez a menos que estritamente necessário. A amamentação deverá ser interrompida por, pelo menos, 24 horas após a administração de OMNISCAN.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

Efeitos sobre a capacidade de dirigir veículos e operar máquinas
Deve-se evitar dirigir veículos e operar máquinas uma vez que pode ocorrer náusea após o exame.

Informações importantes sobre alguns componentes de Omniscan
Os frascos de vidro deste medicamento são fechados com tampa de borracha contendo látex, que pode causar reações alérgicas graves.

Interações medicamentosas
Não há nenhuma interação conhecida de OMNISCAN com outros medicamentos. Informe a seu médico se você está tomando ou tomou recentemente outros medicamentos, incluindo aqueles obtidos sem prescrição médica. Informe a seu médico se você colheu amostras de sangue no mesmo dia e/ ou dentro de 12 a 24 horas após a administração de OMNISCAN. OMNISCAN interfere com alguns dos métodos utilizados para medir o conteúdo de eletrólitos (como por exemplo ferro e cálcio) no sangue.
Este produto contém sódio. Isto deve ser levado em consideração se você está sob dieta com baixa concentração de sódio.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar OMNISCAN em temperatura ambiente (entre 15ºC e 30ºC), protegido da luz. Não congelar.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
OMNISCAN é uma solução aquosa estéril, límpida, incolor a amarelo pálido, pronta para uso.
Não utilize o produto se você verificar a presença de material particulado, severa descoloração ou o recipiente apresentar defeito.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Não é necessária nenhuma preparação especial do paciente. Todos os pacientes devem ser avaliados quanto à sua função renal através de exames laboratoriais antes da administração do produto. OMNISCAN deve ser aspirado para dentro da seringa imediatamente antes do uso. Os frascos-ampola devem ser usados em apenas um paciente. O meio de contraste que restar de um exame deve ser descartado.
Para uso intravenoso, a dose recomendada para adultos e crianças acima de 2 anos de idade deve ser administrada em uma injeção intravenosa única. A dose usual é de 0.2 mL/kg de peso corporal. Para garantir a injeção completa de OMNISCAN, pode-se lavar o cateter intravenoso com solução fisiológica (NaCl) 0,9% injetável após a injeção.
A dose será definida pelo médico de acordo com o tipo de exame e técnica a ser utilizada, sua idade e peso, débito cardíaco e condição geral de saúde.

Dosagem em grupos de pacientes especiais
Omniscan não deve ser administrado se você sofre de insuficiência renal grave ou se você for um paciente que se submeteu recentemente ou irá se submeter a um transplante de fígado. Omniscan também não deve ser utilizado em crianças com idade abaixo de 2 anos de idade.
Se você apresenta problemas de rim, deve ser administrada apenas uma dose de Omniscan durante o exame, e não se deve administrar a segunda dose por pelo menos 7 dias após a primeira administração.
Não é necessário ajustar a dose se sua idade for igual ou superior a 65 anos, mas você fará exames de sangue para verificar se os rins estão funcionando adequadamente.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é um meio de contraste usado exclusivamente durante a realização de exames de ressonância magnética.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Os efeitos adversos mais comumente reportados após a administração de OMNISCAN foram reações de hipersensibilidade, náusea e vômitos. Casos de fibrose sistêmica nefrogênica (FSN) foram reportados com o uso de OMNISCAN.
Nos estudos clínicos com OMNISCAN, as reações adversas foram reportadas com as seguintes frequências definidas:
Muito comum (=> 1/10), comum (=> 1/100 a < 1/10), incomum (=> 1/1.000 a < 1/100), rara (=> 1/10.000 a < 1/1.000), muito rara (< 1/ 10.000) e desconhecida (não pode ser estimada a partir dos dados disponíveis).

Distúrbios do sistema imunológico:
Incomum: reações alérgicas de pele e mucosas, hipersensibilidade
Desconhecida: reação anafilática/anafilactoide (reações que podem ocorrer independente da dose e/ou método de administração, podem significar os primeiros sinais e sintomas de choque), caracterizada por sintomas cardiovasculares, respiratórios e cutâneo, incluindo fadiga, mal-estar, dor, síncope;

Distúrbios psiquiátricos:
Raro: ansiedade

Distúrbios do sistema nervoso:
Comum: dor de cabeça
Incomum: tontura, parestesia, alteração do paladar, perda de paladar
Rara: tremor, sonolência, parosmia transitória, convulsões incluindo grande mal, ataxia, coordenação anormal, esclerose múltipla agravada (caracterizada por distúrbios sensoriais e motores), enxaqueca agravada, zumbido, aumento da sudorese.

Distúrbios oculares:
Rara: comprometimento visual

Distúrbios cardíacos:
Incomum: parada cardíaca, arritmia rara e infarto do miocárdio, resultando em morte em pacientes com doença isquêmica do coração

Desconhecido: taquicardia

Distúrbios vasculares:
Incomum: tromboflebite profunda, rubor

Distúrbios respiratórios, torácicos e mediastinais:
Rara: dispneia, tosse Incomum: rinite

Desconhecida: broncoespasmo, desconforto respiratório, irritação na garganta, espirros
Distúrbios gastrointestinais:
Comum: náuseas
Incomum: vômitos, diarreia, dor abdominal, eructação, melena, boca seca

Distúrbios da pele e tecidos subcutâneos:
Incomum: prurido, eritema
Raro: edema facial, angioedema, urticaria, erupção cutânea
Desconhecida: fibrose sistêmica nefrogênica (FSN), endurecimento da pele*
*Foram notificados casos de placas cutâneas associadas ao gadolínio que demonstraram corpos escleróticos na histologia com gadodiamida, em pacientes que não apresentam sinais ou sintomas de fibrose sistêmica nefrogênica)

Distúrbios musculoesqueléticos e do tecido conjuntivo:
Raro: artralgia
Incomum: mialgia

Distúrbios do sistema renal e urinário:
Rara: insuficiência renal aguda

Distúrbios do sistema hepático:
Incomum: função hepática anormal

Distúrbios gerais e condições no local da administração:
Comum: ondas de calor e frio ou reação/dor no local da injeção
Rara: dor no peito, febre, calafrios

Reações adversas tardias podem ocorrer de horas a dias após a administração de OMNISCAN.
Alterações assintomáticas transitórias no ferro sérico foram relatadas com o uso de gadodiamida. A relevância clínica deste efeito é desconhecida.
Em pacientes com insuficiência renal severa pré-existente, relatou-se disfunção renal aguda e aumento da creatinina no sangue.

Uso pediátrico
Nos 97 pacientes pediátricos em estudos do SNC com OMNISCAN e os 144 pacientes pediátricos publicados em literatura, as reações adversas foram semelhantes àquelas relatadas em adultos.

Experiência Pós-Comercialização
Como as reações pós-comercialização são relatadas voluntariamente de uma população de tamanho incerto, não é sempre possível estimar com confiança sua frequência ou estabelecer uma relação causal com a exposição da droga. As seguintes reações adversas foram identificadas durante a pós-comercialização do OMNISCAN:
Doenças do Sistema Nervoso Central: o uso intratecal inadvertido provoca convulsões, coma, parestesia, paresia.
Desordens gerais: fibrose sistêmica nefrogênica (FSN).
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Em pessoas com funcionamento normal dos rins, é improvável que ocorra superdose. No entanto, se isto ocorrer, o médico responsável irá monitorar o funcionamento dos rins e adotará as medidas corretivas necessárias para remover o medicamento do organismo (por exemplo, hemodiálise). Não existe antídoto para este meio de contraste.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.