Modo de usar oxacilina

OXACILINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OXACILINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OXACILINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



• Para uso intramuscular

Adicionar 2,7 mL de água para injeção ao frasco de 500 mg. Agitar bem até obter uma solução límpida. Após reconstituição, o frasco deverá conter 250 mg de droga ativa por 1,5 mL de solução.
A solução reconstituída é estável durante 3 dias à temperatura ambiente ou durante 1 semana sob refrigeração (entre 2°C e 8°C).
As injeções intramusculares devem ser aplicadas profundamente em um músculo grande como o glúteo maior e deve-se ter cautela durante a aplicação para evitar uma injúria no nervo ciático.
• Para uso intravenoso direto
Usar água destilada estéril ou soro fisiológico para injeção. Adicionar 5 mL ao frasco-ampola de 500 mg. Retirar o conteúdo total e administrar lentamente, durante um período de aproximadamente 10 minutos.
Na administração intravenosa, particularmente em pacientes idosos, deve-se ter cautela durante a aplicação devido à possibilidade de ocorrer tromboflebite.
ATENÇÃO – a administração muito rápida pode causar crises convulsivas.
• Para administração por infusão intravenosa

Reconstituir como indicado anteriormente (para uso intravenoso direto) antes de diluir com a solução intravenosa. Os estudos de estabilidade da oxacilina sódica em concentrações de 0,5 mg/mL e 2 mg/mL nas soluções intravenosas abaixo relacionadas, indicam que a droga perderá menos de 10 % da atividade à temperatura ambiente (máxima de 25°C) durante um período de 6 horas.
Soluções intravenosas: soro fisiológico, solução de dextrose a 5% em água; solução de dextrose a 5% em solução fisiológica; solução de D-frutose a 10% em água; solução de D-frutose a 10 % em soro fisiológico; solução de Ringer lactato; solução fisiológica de lactato de potássio; solução de açúcar invertido a 10% em água; açúcar invertido a 10% em soro fisiológico; açúcar invertido a 10% + solução de cloreto de potássio a 0,3% em água.
Somente as soluções listadas acima poderão ser usadas para infusão intravenosa de oxacilina sódica. A concentração do antibiótico deverá encontrar-se no intervalo de 0,5 a 2 mg/mL. A concentração da droga, a taxa e o volume da infusão deverão ser ajustados de forma que a dose total de oxacilina seja administrada antes que a droga perca sua estabilidade na solução em uso. Oxacilina sódica não deve ser misturado com aminoglicosídeos na seringa, fluído intravenoso ou administração em série devido à inativação mútua e perda da atividade antibacteriana que pode ocorrer (vide itens Precauções e Advertências e Interações Medicamentosas). No geral, é aconselhável administrar estes antibióticos separadamente.