Advertências oxcord retard

OXCORD RETARD com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OXCORD RETARD têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OXCORD RETARD devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O nifedipino deve ser administrado com cuidado em pacientes com infarto agudo do miocárdio, angina progressiva e angina pós-infarto; em pacientes acometidos de doença arterial coronariana obstrutiva grave, tem se desenvolvido de forma bem documentada aumento na frequência cardíaca, na duração e/ou severidade da angina ou do infarto na introdução do tratamento com nifedipino ou quando se aumenta a dosagem. O mecanismo deste efeito ainda não está bem estabelecido. Na estenose aórtica significativa, o uso de nifedipino, como qualquer vasodilatador arterial, deve ser evitado e pode levar a quadros de insuficiência cardíaca.
Embora o “efeito rebote” não tenha sido relatado com a suspensão abrupta do nifedipino, é recomendada a redução gradual da sua dose.
O início do tratamento, a mudança de doses ou a ingestão simultânea de bebidas alcoólicas podem reduzir a capacidade de dirigir ou de controlar máquinas (vide “Reações Adversas”).

GRAVIDEZ E LACTAÇÃO
Categoria de risco: C.
Não se recomenda o uso do nifedipino durante a gestação e lactação. O nifedipino foi associado a uma variedade de efeitos embriotóxicos, placentotóxicos e fetotóxicos em animais. As doses tóxicas em animais correspondem a níveis muito acima da dose máxima recomendada para uso humano. Não existem estudos bem controlados em mulheres grávidas.
O nifedipino é eliminado no leite materno e a amamentação deverá ser suspensa se o tratamento com nifedipino tornar-se necessário.
06/07 2074402 CPD – 01 BU 1505
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista.