Características farmacológicas ozonyl

OZONYL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de OZONYL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com OZONYL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A secreção pulmonar em produção e fluxo aumentados durante distúrbios tais como infecções broncopulmonares, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Asma Brônquica, etc, apresenta uma fisiopatologia multifatorial: (1) eliminação de mediadores de resposta inflamatória imune-mediada (e.g. histamina) – liberados inespecificamente durante este processo – com acúmulo de células de defesa em submucosa, (2) edema de epitélio respiratório, (3) alteração da viscosidade da secreção mucosa devido à presença de glicoproteínas e DNA derivados de leucócitos,
(4) aumento da vascularidade do trato respiratório, (5) hiperplasia do epitélio mucociliar associada à sua descamação e necrose, com consequente reação inflamatória, (6) hiperreatividade muscular brônquica, (7) tosse e (8) aumento da secreção para liberação de imunoglobulinas de superfície de mucosa, associada a um maior ‘clearance’ dos elementos estranhos. Todos estes fatores participam na gênese de uma das manifestações clínicas mais importantes deste grupo de doenças, que é a hipersecretividade pulmonar. Sua abordagem sindrômica é importante na promoção do alívio e prevenção de acúmulo secretivo, o que geraria predisposição a infecções bacterianas oportunísticas. Ozonyl® Adulto é um mucolítico-expectorante, cujas substâncias objetivam este efeito, de forma sinergística e aditiva: (1) mentol – obtido a partir de flor de hortelã japonesa (Menthae arvensis); tem como mecanismo de ação o seu efeito sobre os canais de cálcio dos nervos sensitivos de mucosa respiratória, o que proporciona abrandamento da tosse; (2) guaiacol – substância derivada do guaiaco (Guajacum spp.), que tem propriedades expectorantes; o guaiacol originou a guaifenesina, substância esta que aumenta o volume e diminui a viscosidade da secreção respiratória, aumentando assim a produtividade da tosse, através dos seguintes mecanismos: aumento do volume e da diminuição da viscosidade das secreções respiratórias, inibição do reflexo da tosse através da diminuição da hipersensibilidade dos RAR (Rapid Adapting Receptors) e receptores de fibras C no epitélio respiratório, e inibição da tosse por mecanismo central; (3) terpinol – seu mecanismo de ação se baseia em sua capacidade de estimular a secreção das glândulas do trato respiratório inferior, aumentando o débito da secreção respiratória; (4) eucaliptol – obtido a partir da folha de eucalipto (Eucalypti spp.); tem sua farmacodinâmica baseada em suas propriedades secretolíticas e anti-hiperêmicas sobre a mucosa respiratória, com efeito, broncospasmolítico, além de ação anti- séptica; (5) gomenol – obtido a partir de folhas da niaouli (Melaleuca viridiflora); diminui a vascularidade do epitélio respiratório para efeito descongestionante; (6) cânfora – obtida a partir da cânfora (Cinnamomum camphora); tem por mecanismo de ação a descongestão de mucosas respiratórias, com efeito expectorante. A forma farmacêutica para administração intramuscular de Ozonyl
Adulto proporciona maior biodisponibilidade dos seus princípios ativos, sendo, portanto melhor indicada em casos com sintomatologia mais severa ou para pacientes com limitações para o uso oral (dificuldade de deglutição, intolerância digestiva, alterações anatômicas do tubo digestivo, etc). Seu veículo oleoso permite efeito de depósito intramuscular, o que mantém mais prolongadamente os níveis séricos de suas substâncias.
Mentol é excretado na urina e bile como glicuronídeo. A cânfora é prontamente absorvida, sendo hidroxilada e conjugada no fígado para excreção renal.