Bula para paciente pantelmin comprimidos

PANTELMIN COMPRIMIDOS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PANTELMIN COMPRIMIDOS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PANTELMIN COMPRIMIDOS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Como este medicamento funciona?
Em pacientes que vivem em áreas altamente endêmicas, o tratamento com Pantelmin® 500 mg (3 a 4 vezes ao ano) irá reduzir substancialmente a carga de vermes e mantê-la bem abaixo dos níveis de significância clínica.

Por que este medicamento foi indicado?
Pantelmin® 500 mg serve para tratar infestações simples ou mistas por Enterobius vermicularis, Trichuris trichiura, Ascaris lumbricoides, Ancylostoma duodenale e Necator americanus.

Quando não devo usar este medicamento?
Contraindicações
Não use Pantelmin® 500 mg em crianças com menos de 1 ano de idade.
Não use Pantelmin® 500 mg se você apresentar maior sensibilidade (alergia) ao mebendazol ou aos excipientes da formulação.

Advertências
Pantelmin® não deve ser utilizado por longos períodos. Se uma grande quantidade de Pantelmin® 500 mg for ingerida todos os dias durante alguns meses, pode ocorrer distúrbio do fígado. Portanto, tratamentos longos só devem ser realizados sob intensa supervisão médica.

Efeito sobre a capacidade de dirigir veículos ou utilizar máquinas
Você pode usar Pantelmin® 500 mg sem problemas, pois não afeta o seu estado de alerta ou a habilidade de dirigir.

Gravidez e Amamentação
Não se aconselha o uso de Pantelmin® durante a gravidez, especialmente nos primeiros três meses. Não use este medicamento durante a amamentação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Precauções
Pode ocorrer distúrbio do fígado, se for necessário usar grandes quantidades de Pantelmin® 500 mg diariamente por vários meses. Por esta razão, deve-se realizar, com cuidado e com orientação do médico, o tratamento prolongado.
As parasitoses intestinais são amplamente difundidas em todas as classes sociais, acometendo tanto adultos como crianças.

Interações Medicamentosas
Informe seu médico se você estiver usando cimetidina (um medicamento contra a acidez do estômago). Se você precisar tomar mais que um comprimido de Pantelmin® 500 mg, seu médico poderá fazer um ajuste da dose.
O uso de Pantelmin® (mebendazol) com metronidazol (um medicamento utilizado para infecções bacterianas e por protozoários) deve ser evitado.

Este medicamento é contra-indicado em crianças menores de 1 ano de idade.
Informe ao médico ou cirurgião dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Como devo usar este medicamento?
Aspecto Físico
Pantelmin® 500 mg apresenta-se sob a forma de comprimidos esbranquiçados circulares.

Características Organolépticas
Os comprimidos de Pantelmin® 500 mg possuem aroma e sabor artificial de morango.

Dosagem
As crianças com mais de 1 ano de idade e os adultos normalmente tomam Pantelmin® 500 mg de uma só vez. Não altere esta quantidade, a menos que seu médico o oriente. Em regiões onde as infestações por vermes são frequentes, as crianças acima de 1 ano e os adultos devem tomar Pantelmin® 500 mg 3 a 4 vezes ao ano. Desta forma, as infestações por vermes podem ser mantidas em níveis baixos em toda a população.
Nota: Pantelmin® suspensão oral deve ser empregada para o tratamento de pacientes, como crianças pequenas, e como alternativa para pacientes que não conseguem deglutir o comprimido de Pantelmin® 500 mg.

Como Usar
Tome Pantelmin® 500 mg com um pouco de líquido. Não é necessário tomar o comprimido junto com os alimentos, nem seguir uma dieta especial ou utilizar produtos que estimulem a evacuação.

Siga corretamente o modo de usar. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica.
Não use o medicamento com prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Quais males que este medicamento pode causar?
Pantelmin® 500 mg é bem tolerado e poucos efeitos indesejáveis ocorrem nas doses prescritas. Entretanto, os efeitos indesejáveis a seguir podem ocorrer:
– Dor de estômago de curta duração e diarreia podem ocorrer às vezes, particularmente se a sua infestação por vermes for grave. Estes efeitos são de curta duração e você pode utilizar Pantelmin® 500 mg de forma segura novamente em outra ocasião.
– Hipersensibilidade ao Pantelmin® é muito rara. Pode ser reconhecida, por exemplo, por erupção cutânea, coceira, encurtamento da respiração e/ou inchaço da face. Se algum destes sintomas ocorrerem, pare de tomar Pantelmin® 500mg e procure um médico.
– Distúrbio grave da pele consistindo de erupções cutâneas, bolhas na pele e feridas na boca, olhos ou na região anogenital, em conjunto com febre foi muito raramente relatado. Se você apresentar estes sintomas, entre em contato com um médico imediatamente.
– Muito raramente convulsões podem ocorrer em bebês com o uso de Pantelmin®. Entretanto, Pantelmin® 500 mg não deve ser administrado em crianças menores de 1 ano de idade.
– Muito raramente problemas no sangue, fígado e rim podem ocorrer com o uso prolongado de Pantelmin® em doses substancialmente maiores do que as doses recomendadas (muito maior do que é normalmente prescrito).

O que fazer se alguém usar uma grande quantidade desde medicamento de uma só vez?
Se você ingerir uma grande quantidade de Pantelmin® 500 mg, você poderá sofrer de cólicas estomacais, náuseas, vômitos e diarreia. Se este for o caso, consulte um médico.

O médico pode recomendar que você utilize carvão ativado, que irá absorver o Pantelmin® que estiver em excesso no seu estômago.

Onde e como devo guardar este medicamento?
Conserve Pantelmin® 500 mg em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.