Bula para paciente pantogar

PANTOGAR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PANTOGAR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PANTOGAR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Indicações do medicamento:
Perda de cabelo por razões desconhecidas. Cabelo enfraquecido, fino, não maleável, quebradiço, sem vida, opaco e sem cor, cabelos danificados pela luz do sol e radiação UV, prevenção do aparecimento de fios brancos. Unhas quebradiças, rachadas e pouco maleáveis.

Riscos do medicamento
Contraindicações: Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Advertências e precauções:
Uma vez que a formação dos cabelos ocorre lentamente, é importante tomar Pantogar® regularmente na dose prescrita por um período de 3 a 6 meses para garantir o sucesso do tratamento.
Pantogar® não é indicado para alopecia cicatricial ou androgenética/convencional (calvície masculina). Entretanto, nestes casos, Pantogar® pode fortalecer os cabelos remanescentes. A alopecia cicatricial se caracteriza pela ausência ou diminuição definitiva dos pelos, podendo ser causada por traumas, queimaduras químicas ou físicas, infecções por fungos, bactérias, vírus ou outros parasitas, câncer interno e doenças, tais como: líquem plano pilar, lupus eritematoso, esclerodermia, mucinose folicular.
Se os sintomas persistirem ou se o objetivo do tratamento não for alcançado, consulte seu médico.

Principais interações medicamentosas e/ou alimentos:
Não são conhecidos relatos de interação de Pantogar® com outros medicamentos, alimentos, tabaco ou álcool. Entretanto, caso tenha sido tratado com um medicamento que contenha uma sulfonamida (por exemplo: sulfabenzamida, sulfacetamida, sulfacloropiridazina, sulfacrisoidina, sulfadiazina, sulfametoxazol), informe seu médico antes de usar Pantogar®.

Principais interações com testes laboratoriais:
Não são conhecidos relatos de interferência de Pantogar® nos resultados de exames laboratoriais.

Restrições a grupos de risco:
Gravidez – Recomenda-se que Pantogar® seja utilizado apenas na segunda metade da gestação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Lactação – Não são conhecidas restrições para o uso do produto durante a lactação.

Pediatria – Não se recomenda o uso do produto por crianças menores de 12 anos de idade, uma vez que não foram realizados estudos específicos para esta faixa etária.

Geriatria (idosos) – Não são conhecidas restrições para o uso do produto por pacientes idosos.

Insuficiência renal/hepática – Não são conhecidas restrições para o uso do produto por pacientes com insuficiência renal ou hepática.

Não há contraindicação relativa a faixas etárias.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Modo de uso:
Características do medicamento: Cápsulas de gelatina dura, contendo pó bege pardo, de odor característico.

Modo de usar e Posologia:
Se não houver orientação médica contrária, seguir exatamente a dosagem abaixo:
Adultos: 1 cápsula, 3 vezes ao dia, por via oral.
Crianças maiores de 12 anos de idade: 1 a 2 cápsulas ao dia, de acordo com a idade, por via oral.
A duração média do tratamento é de 3 a 6 meses. Se necessário, o tratamento pode ser continuado ou repetido.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

Reações adversas:
Foram relatados raros casos de reações de intolerância ao medicamento, tais como: aumento repentino do suor, pulso acelerado, reações dermatológicas como coceira e urticária ou desconforto gastrintestinal como queimação, náuseas, gases e dor abdominal.
ATENÇÃO: Este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, podem ocorrer efeitos indesejáveis não conhecidos. Se isto ocorrer, o médico responsável deve ser comunicado.

Conduta em caso de superdose:
Não são conhecidos relatos de superdosagem com Pantogar®. Na eventualidade da ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, procurar auxílio médico.

Cuidados de conservação e uso:
Mantenha Pantogar® em temperatura ambiente (15 a 30°C), protegido da umidade.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.