Características farmacológicas paraqueimol

PARAQUEIMOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PARAQUEIMOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PARAQUEIMOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacodinâmica:
A sulfacetamida sódica é uma sulfonamida com atividade bacteriostática. O mecanismo de ação, amplamente aceito, é baseado no fato de que as sulfonamidas agem como um antagonista competitivo do ácido paraminobenzoico, um componente essencial para o crescimento bacteriano. A sulfacetamida é ativa contra vários organismos Gram-positivos e Gram-negativos. A ação umectante da trolamina retém a umidade, ajudando na cicatrização.

Farmacocinética:
Experimentos com sulfacetamida indicam uma absorção de aproximadamente 4% após aplicação tópica dermatológica. A trolamina é rapidamente absorvida após administração tópica, sendo excretada na urina (cerca de 60%) e nas fezes (cerca de 20%), principalmente sob a forma inalterada.