Superdosagem parnate

PARNATE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PARNATE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PARNATE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Sintomas
Os sintomas que podem ser provocados por superdosagem são, geralmente, aqueles descritos no item Reações Adversas. Taquicardia, sudorese e hiperpirexia, com inquietação e excitação, são geralmente produzidas. Depressão, estupor ou coma podem estar presentes ou desenvolver-se. A pressão arterial pode estar elevada, mas hipotensão poderá sobrevir.

Tratamento
O tratamento deve consistir, normalmente, em medidas gerais de suporte, observação rigorosa dos sinais vitais e medidas para neutralizar sintomas específicos tão logo ocorram, pois a inibição da MAO pode persistir. O tratamento de crise hipertensiva está descrito no item Reações adversas. Tratamento clínico adicional pode ser indicado ou recomendado por centros nacionais de controle de intoxicação, quando disponíveis. O resfriamento externo é recomendado caso ocorra hiperpirexia. Foi relatado o uso de barbitúricos para estimular a melhora das reações mioclônicas, mas a frequência de administração deve ser controlada cuidadosamente, pois Parnate pode prolongar a ação do barbitúrico.
Quando a hipotensão necessitar de tratamento, as medidas-padrão para o controle do choque circulatório devem ser iniciadas imediatamente. Se forem necessários agentes vasopressores, a noradrenalina é a droga mais indicada. Contudo, sua ação pode ser potencializada, e a velocidade de infusão deve ser controlada através da observação rigorosa do paciente. Pode ser necessário administrar mefentermina ou metaraminol, caso ocorra hipotensão refratária acentuada (a presença de insuficiência ventricular esquerda deve ser excluída). Foi relatado o sucesso da hemodiálise para a recuperação do paciente após a autoadministração de uma dose superior a 350 mg de tranilcipromina.

Em caso de intoxicação, ligue para 0800 722 6001 se você precisar de mais orientações.