Características farmacológicas paxel

PAXEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PAXEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PAXEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O Paclitaxel pertence à classe dos medicamentos conhecidos como agentes antimicrotúbulos. Promove a reunião dos microtúbulos a partir dos dímeros da tubulina e estabiliza os microtúbulos ao prevenir despolimerização. Esta estabilidade resulta na inibição da reorganização dinâmica normal da rede microtubular que é essencial para a interfase vital e a função celular mitótica.
Após a administração intravenosa, o fármaco mostra um declínio bifásico das concentrações plasmáticas.
O declínio rápido inicial representa a distribuição para os compartimentos periféricos e à eliminação da droga; a última fase deve-se em parte, a um efluxo relativamente lento de Paclitaxel do compartimento periférico.
Em pacientes tratados com doses de 135 – 175 mg/m² administradas em infusão de 3 e 24 horas, a meia-vida final média variou de 3,0 a 62,7 horas. O volume de distribuição no estado de equilíbrio variou de 198 a 688 l/m², indicando uma distribuição extravascular extensiva e/ou ligação do Paclitaxel aos tecidos. Não há evidências de acumulo de Paclitaxel quando administrado em múltiplos ciclos de tratamento. Em média, 85% da droga se encontra ligada às proteínas séricas; a presença de Cimetidina, Ranitidina, Dexametasona ou Difenidramina, não altera a taxa de ligação protéica do Paclitaxel.
Os valores médios de recuperação urinária cumulativa da droga inalterada variaram de 1,3% a 12,6% da dose indicando um “clearance” não – renal extenso.
Demonstrou-se que os metabólitos hidroxilados isolados na bile são os principais metabólitos. O metabolismo hepático e o “clearance” biliar devem ser os principais mecanismos para a distribuição do Paclitaxel. O efeito da disfunção hepática ou renal sobre a distribuição do Paclitaxel não foi estudado.
O “clearance” do Paclitaxel não foi afetado por tratamento prévio com Cimetidina.