Advertências peridal

PERIDAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PERIDAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PERIDAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Efeitos cardíacos
PERIDAL deve ser utilizado com cautela em pacientes idosos ou naqueles com histórico ou doença cardíaca atual. Alguns estudos epidemiológicos mostraram que a domperidona pode estar associada a um risco aumentado de arritmias ventriculares graves ou morte cardíaca súbita. Esses estudos sugerem que este risco aumentado pode ser maior em pacientes com mais de 60 anos de idade ou em pacientes tomando doses orais maiores que 30 mg por dia. O tratamento com domperidona deve ser interrompido se sinais ou sintomas que podem estar associados à arritmia cardíaca ocorrerem e os pacientes devem contatar o médico.
Antiácidos ou agentes antissecretores não devem ser tomados simultaneamente com este medicamento, uma vez que eles reduzem a biodisponibilidade oral da domperidona. Quando usados concomitantemente, PERIDAL deve ser tomado antes das refeições e antiácidos ou agentes antissecretores, após as refeições.

Excipientes
PERIDAL comprimidos contêm lactose e podem ser inadequados para pacientes com intolerância à lactose, galactosemia ou má absorção da glicose e da galactose.

Alteração na capacidade de dirigir veículos ou operar máquinas
Não há informação que sugira que PERIDAL afete a capacidade de dirigir veículos ou utilizar máquinas.

Gravidez e lactação
Gravidez
Existem dados pós-comercialização limitados quanto ao uso de domperidona em gestantes. Um estudo em ratas mostrou toxicidade reprodutiva em uma dose alta, tóxica para a mãe.
O risco potencial em humanos é desconhecido. Portanto, PERIDAL deve ser usado durante a gravidez apenas quando justificado pelo benefício terapêutico antecipado.

Categoria de risco na gravidez: C. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Lactação
A quantidade de domperidona que poderia ser ingerida por um lactente através do leite materno é extremamente baixa. A dose máxima relativa para o lactente (em %) é estimada como 0,1% do peso materno ajustado à dose. Não se sabe se isto é nocivo ao recém-nascido. Por essa razão a amamentação não é recomendável às mulheres que estão tomando este medicamento.