Superdosagem alicura

ALICURA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ALICURA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ALICURA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



A intoxicação aguda provoca alterações graves do equilíbrio ácido-básico e eletrolítico (perda de potássio), hipoglicemia, erupções da pele e hemorragia gastrintestinal. Os sintomas podem incluir hiperventilação, zumbido, náuseas, vômitos, distúrbios visuais e auditivos, cefaleia, tontura e confusão.
Se ocorrer ingestão acidental do produto em doses excessivas, deve-se procurar orientação médica e deve ser considerado o esvaziamento do estômago, lavagem gástrica com bicarbonato de sódio à 5%. Em casos mais graves, aumentar a diurese por infusão intravenosa de bicarbonato, Ringer-lactato ou dextrose.
O tratamento da intoxicação com ácido acetilsalicílico associado à cafeína depende da extensão, do estágio e dos sintomas clínicos do quadro. Recomenda-se medidas usuais para reduzir a absorção do princípio ativo, acelerar a excreção e monitorar o balanço hídrico e eletrolítico, normalizar a temperatura e atividade respiratória.
Sintomas do SNC e convulsões em caso de superdose de cafeína podem ser tratados com benzodiazepínicos, uma taquicardia supraventricular pode ser tratada com betabloqueadores.