Posologia de plastistine c

PLASTISTINE C com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PLASTISTINE C têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PLASTISTINE C devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Atenção: Platistine® CS (cisplatina) interage com o alumínio formando um precipitado negro. Não utilizar agulhas, seringas, cateteres ou equipos de administração IV que contenham partes de alumínio que possam entrar em contato com o medicamento na sua preparação e administração.
Platistine® CS pode ser utilizado isoladamente ou em combinação com outros medicamentos anti-proliferativos, utilizando-se diversas doses e esquemas terapêuticos. A dose de Platistine® CS deve ser baseada no estado clínico, renal e hematológico do paciente, para a obtenção de resultados terapêuticos ótimos, com o mínimo de efeitos adversos.
Os esquemas típicos de administração intravenosa de cisplatina como agente único a adultos ou crianças são: 50-100 mg/m2 como infusão IV a cada 3 ou 4 semanas, por 6-8 horas de acordo com o tipo de tumor e o estado do paciente (incluindo a função renal e a extensão de radioterapia e/ou quimioterapias prévias); ou infusão IV de 15-20 mg/m2 por dia durante 5 dias consecutivos, a ser repetido a cada 3 ou 4 semanas. Quando Platistine® CS é utilizado em combinação com outros compostos citotóxicos, deve-se ajustar a dose para 20 mg/m2 a cada 3-4 semanas.

Sugerem-se também os seguintes esquemas:
Tratamento de tumores metastáticos do testículo
Uma combinação eficaz inclui Platistine® CS, sulfato de bleomicina e sulfato de vimblastina.

Tratamento de tumores metastáticos de ovário
Tem sido utilizado Platistine® CS como agente único ou associado ao cloridrato de doxorrubicina, ciclofosfamida ou fluoruracila.

Tratamento do câncer avançado de bexiga
Recomenda-se o uso de Platistine® CS como agente único.

Cuidados especiais na administração
Os pacientes devem ser adequadamente hidratados antes e nas 24 horas após a administração de Platistine® CS, para assegurar fluxo urinário adequado e minimizar a nefrotoxicidade. Antes do ciclo de tratamento, a hidratação pode ser realizada pela infusão intravenosa de 2 litros de glicose a 5% em 1/2 a 1/3 de solução fisiológica, por um período de 2-4 horas.
Para sua administração, Platistine® CS deve ser diluído em 2 litros de solução de cloreto de sódio para injetáveis 0,9% ou dextrose 5% e solução de cloreto de sódio 0,45% (com adição de 37,5 g de manitol), e infundido pelo período adequado. Após o tratamento, é importante manter uma hidratação adequada e um bom fluxo urinário nas 24 horas seguintes à infusão. Se uma hidratação vigorosa for insuficiente para manter uma diurese adequada, pode ser administrado um diurético osmótico (como, por exemplo, o manitol).
Doses de Platistine® CS de 60 mg/m2 têm sido administradas com segurança em um período de 1 a 2 horas; doses maiores devem ser administradas em um período de 6 a 8 horas com fluido suficiente para garantir uma diurese adequada durante e após a administração.

Recomendam-se as seguintes medidas de proteção, devido à natureza tóxica do composto:
− O pessoal deve ser treinado nas boas práticas para reconstituição e manipulação, devendo utilizar roupas protetoras (óculos de proteção, avental, máscaras e luvas descartáveis). Mulheres grávidas não devem trabalhar com este medicamento.

− Deve-se delimitar uma área para reconstituição, de preferência sob um sistema de fluxo laminar vertical. A superfície de trabalho deve ser protegida por papel absorvente descartável, recoberto com plástico na parte posterior. Todos os materiais utilizados como agulhas, seringas, frascos e outros itens que entraram em contato com medicamentos citotóxicos, devem ser destinados à incineração. Excretas devem ser similarmente tratadas. Superfícies contaminadas devem ser lavadas com repetidas amostras de água.

− Deve-se ter cuidado para evitar a inalação de partículas e a exposição da pele ao medicamento.

− É recomendado que seringas com sistema de vedação do tipo luer lock sejam utilizadas para evitar vazamento.

− No caso de contato acidental com os olhos, deve-se lavá-los com água ou solução salina; com a pele deve-se tratá-la através de repetidas lavagens com água; deve-se proporcionar atenção médica imediata se o medicamento for inalado ou ingerido.

Estabilidade da solução
Esse produto não contém conservantes. Para reduzir o risco de contaminação microbiana, recomenda-se que a diluição seja realizada imediatamente antes do uso e que a infusão seja iniciada o mais rapidamente possível após a preparação da mistura. A infusão deve ser completada dentro de 24 horas após a preparação da diluição e o resíduo não utilizado deve ser descartado. A solução deve ser protegida da luz também durante a infusão.