Reações adversas plastistine c

PLASTISTINE C com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PLASTISTINE C têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PLASTISTINE C devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Sistema Sangüíneo e Linfático
Freqüentemente ocorre mielossupressão durante o tratamento com Platistine® CS (cisplatina), mas na maioria das vezes é leve a moderada e reversível nas doses habituais. Contudo, leucopenia e trombocitopenia são dose-relacionadas e podem se tornar clinicamente relevantes em pacientes recebendo altas doses de Platistine® CS ou em pacientes que receberam tratamentos mielossupressores anteriores. O nadir de plaquetas e leucócitos geralmente ocorre após cerca de 2 semanas, mas o retorno dos níveis aos valores pré-tratamento ocorre dentro de 4 semanas na maioria dos pacientes. Pode ocorrer também anemia: não está claro se essa anemia é dose-relacionada e se está ocasionalmente relacionada à hemólise.
Existem raros relatos de leucemia mielóide aguda e síndromes mielodisplástica em pacientes que foram tratados com cisplatina, principalmente em combinação com outros agentes potencialmente leucemogênico.

Distúrbios do Sistema Imunológico
Foram, ocasionalmente, relatadas reações anafiláticas e anafilactóides como rubor, edema facial, zumbido, taquicardia e hipotensão. Essas reações podem ocorrer dentro de minutos após o início da administração de Platistine® CS.

Distúrbios Metabólicos e Nutricionais
Platistine® CS também pode causar distúrbios eletrolíticos graves, principalmente representados por hipomagnesemia, hipocalcemia e hipocalemia relacionados a danos nos túbulos renais. Podem tornar-se sintomáticas hipomagnesemia e/ou hipocalcemia que se manifestam por irritabilidade muscular ou cãibras, clônus, tremores, espasmo carpopedal e/ou tetania. Outras reações de toxicidade foram hiperuricemia, hiponatremia e síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético (SIADH).

Distúrbios do Sistema Nervoso
Ocorrem neuropatias periféricas, com pouca freqüência, nas doses habituais de Platistine® CS. Elas envolvem geralmente alterações sensoriais (parestesia nas extremidades superiores e inferiores) mas pode também incluir dificuldades motoras, reflexos reduzidos e fraqueza nas pernas. Também foram relatados neuropatia autonômica, convulsões, fala pastosa, perda do paladar, perda de memória, ocorrência do sinal de Lermitte, mielopatia da coluna dorsal e cãibras de início súbito e curta duração. Essas neuropatias usualmente aparecem após tratamento prolongado, mas também podem desenvolver-se após dose única do medicamento. Neuropatia periférica pode ser irreversível em alguns pacientes, no entanto, é parcialmente ou completamente reversível após descontinuação do tratamento com Platistine® CS. Foi relatado acidente cerebrovascular em pacientes tratados com Platistine® CS. Embora os sinais e sintomas se desenvolvam geralmente durante o tratamento, podem, raramente, começar após a última dose de Platistine® CS. A neuropatia pode progredir após a interrupção do tratamento.
Distúrbios Oculares
Observou-se visão turva e percepção alterada de cores, geralmente após tratamento com doses superiores às recomendadas. Neurite óptica, edema papilar e cegueira cortical foram raramente relatados em pacientes recebendo Platistine® CS. Esses eventos são geralmente reversíveis após suspensão do tratamento.

Distúrbios do Labirinto e Ouvido
Pode ocorrer zumbido unilateral ou bilateral, com ou sem perda da audição, em aproximadamente 10% dos pacientes tratados com Platistine® CS e é geralmente reversível. Os danos do sistema auditivo parecem ser dose-dependente e cumulativos e são relatados mais freqüentemente em pacientes muito jovens e em muito idosos. A ototoxicidade pode ser acentuada com irradiação craniana prévia ou simultânea e pode estar relacionada ao pico de concentração plasmática de Platistine® CS. Não está claro se a ototoxicidade induzida por Platistine® CS é reversível. Tem-se relatado também a ocorrência de toxicidade vestibular. A função auditiva deve ser controlada cuidadosamente antes e durante o tratamento com Platistine® CS (vide “Advertências e Precauções” e “Interações medicamentosas”).

Distúrbios Cardíacos
Foram relatadas anormalidades cardíacas (doença coronariana arterial, insuficiência cardíaca congestiva, arritmias, hipotensão postural, microangiopatia trombótica, entre outras).

Distúrbios Respiratórios
Foi relatada toxicidade pulmonar em pacientes tratados com Platistine® CS em combinação com bleomicina ou 5-fluoruracila.

Distúrbios gastrintestinais
Na maioria dos pacientes tratados com Platistine® CS ocorrem náuseas e vômitos, geralmente com início dentro de 1 hora após o tratamento e podem persistir por 24 horas ou mais. Esses efeitos colaterais são apenas parcialmente aliviados por antieméticos padrões. A gravidade dos sintomas pode ser reduzida dividindo-se a dose total por ciclo em doses menores administradas 1 vez ao dia por 5 dias. Foi relatada toxicidade incluindo deposição gengival de platina.

Distúrbios Hepatobiliares
Raramente podem ocorrer elevações leves e transitórias das enzimas hepáticas (TGO e TGP) e bilirrubina.

Distúrbios da Pele e Tecido Subcutâneo
Alopecia leve. Raramente foram observados urticária ou rash maculopapular.

Distúrbios Músculo-esqueléticos
Foi observada mialgia.

Distúrbios Renais e Urinários
A toxicidade renal aguda, que foi altamente freqüente no passado e representava a principal toxicidade limitante da dose da cisplatina, foi consideravelmente reduzida com o uso das infusões em 6 a 8 horas, assim como pela hidratação intravenosa concomitante e diurese forçada. No entanto, a toxicidade cumulativa permanece como um problema e pode ser grave. A insuficiência renal, associada com dano tubular, pode ser notada durante a segunda semana após uma dose e se manifesta pelo aumento da creatinina sérica, uréia sérica, ácido úrico sérico e/ou diminuição no clearance da creatinina. A insuficiência renal é geralmente leve a moderada e reversível em doses habituais do fármaco (como regra, a recuperação ocorre dentro de 2-4 semanas); entretanto, altas ou repetidas doses de Platistine® CS podem aumentar a gravidade e a duração da disfunção renal e podem causar insuficiência renal irreversível (algumas vezes fatal). Relatou-se insuficiência renal após instilação intraperitoneal do medicamento.
Pode ocorrer hiperuricemia, particularmente quando são administradas doses superiores a 50 mg/m2. Os níveis séricos máximos de ácido úrico ocorrem 3-5 dias após a administração de Platistine® CS. Pode-se administrar alopurinol para uma redução eficaz dos níveis de ácido úrico.

Distúrbios no Sistema Reprodutivo
Platistine® CS pode afetar a fertilidade masculina. Relatou-se alteração na espermatogênese e azoospermia. Embora a alteração na espermatogênese possa ser reversível, homens em tratamento com Platistine® CS devem ser alertados quanto à possibilidade de efeitos adversos na fertilidade masculina.

Distúrbios Gerais e Condições no Local da Administração
Podem ocorrer pirexia, efeitos locais como flebite, celulite e necrose cutânea (após extravasamento do medicamento).