Posologia de plenacor

PLENACOR com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PLENACOR têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PLENACOR devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Modo de usar
PLENACOR® deve ser administrado por via oral, com água, de preferência no mesmo horário todos os dias. O paciente não deve utilizar PLENACOR® se estiver em jejum por tempo prolongado.
Os comprimidos de PLENACOR® podem ser ingeridos inteiros, ou partidos ao meio, com água.

Posologia:
-Hipertensão: a maioria dos pacientes responde a 1 dose única oral diária de 50 a 100 mg. O efeito pleno será alcançado após 1 ou 2 semanas. Pode-se conseguir uma redução adicional na pressão arterial combinando-se PLENACOR® com outros agentes anti-hipertensivos.

-Angina: a maioria dos pacientes com angina pectoris responde a 1 dose única oral diária de 100 mg ou 50 mg administrados 2 vezes ao dia. É improvável que se obtenha benefício adicional com o aumento da dose.

-Arritmias Cardíacas: com a arritmia controlada, a dose de manutenção adequada é de 50 a 100 mg uma vez ao dia.

-Infarto do Miocárdio: para pacientes que se apresentarem alguns dias após sofrerem um infarto agudo do miocárdio, recomenda-se 1 dose oral de 100 mg diários de PLENACOR® para profilaxia a longo prazo do infarto do miocárdio.

-Idosos: os requisitos de dose podem ser reduzidos, especialmente em pacientes com função renal comprometida.

-Crianças: não há experiência pediátrica com PLENACOR® e, por esta razão, não é recomendado para uso em crianças.

-Insuficiência Renal: uma vez que PLENACOR® é excretado por via renal, a dose deve ser reduzida nos casos de comprometimento grave da função renal. Não ocorre acúmulo significativo de PLENACOR® em pacientes que tenham clearance de creatinina superior a 35 mL/min/1,73m2 (a faixa normal é de 100-150mL/min/1,73m2). Para pacientes com clearance de creatinina de 15-35 mL/min/1,73m2 (equivalente a creatinina sérica de 300-600 μmol/L), a dose oral deve ser de 50 mg diários. Para pacientes com clearance de creatinina menor que 15 mL/min/1,73m2 (equivalente a creatinina sérica > 600 μmol/L), a dose oral deve ser de 25 mg diários ou de 50 mg em dias alternados.
Os pacientes que se submetem à hemodiálise devem receber 50 mg após cada diálise. A administração deve ser feita sob supervisão hospitalar, uma vez que podem ocorrer acentuadas quedas na pressão arterial.
Se o paciente esquecer-se de tomar uma dose de PLENACOR®, deve tomá-la assim que lembrar, mas o paciente não deve tomar duas doses ao mesmo tempo.