Bula para paciente prednisolona

PREDNISOLONA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PREDNISOLONA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PREDNISOLONA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



COMPRIMIDOS
Ação esperada do medicamento
É um medicamento à base de prednisolona com propriedades predominantes dos glicocorticoides.

Cuidados de armazenamento
Manter à temperatura ambiente (15 °C a 30 °C). Proteger da luz e manter em lugar seco.
Ao adquirir um medicamento, confira sempre o prazo de validade na embalagem do produto. NUNCA USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.
As substâncias podem estar alteradas e causar prejuízo para a sua saúde.

Gravidez e lactação
A utilização de prednisolona durante a gravidez e lactação deve ser feita sob acompanhamento médico.
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu termino.
Informar ao médico se está amamentando.

Cuidados de administração
A prednisolona deve ser tomado de acordo com as instruções fornecidas pelo seu médico, respeitando as doses, os horários e a duração do tratamento.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção de tratamento
Você deverá estar sempre em contato com seu médico, para que ele acompanhe a evolução do tratamento e decida como e quando este deverá ser interrompido.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas
Caso apresente febre, ou qualquer outro sintoma de infecção ou efeitos desagradáveis, procure imediatamente assistência médica e não deixe de informar ao médico que está em tratamento com prednisolona.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

Contraindicações e precauções
É muito importante que você informe seu médico dos problemas de saúde que você tenha e todos os medicamentos que estiver utilizando.
Durante a terapia com prednisolona evite qualquer contato com pacientes portadores de varicela ou sarampo. Caso ocorra, procure imediatamente seu médico.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

Medicamentos imunossupressores podem ativar focos primários de tuberculose.
Os médicos que acompanham pacientes sob imunossupressão devem estar alertas quanto à possibilidade de surgimento de doença ativa, tomando, assim, todos os cuidados para o diagnóstico precoce e tratamento.
A prednisolona não deve ser utilizado por pacientes apresentando:
− alergia à prednisolona e a qualquer outro componente da fórmula;
− infecções fúngicas sistêmicas.
A prednisolona não contém açúcar, podendo ser utilizado por diabéticos, desde que sob estrita supervisão médica devido ao efeito dos corticoides nestes pacientes.

Posologia
A dosagem inicial de prednisolona pode variar de 5 a 60 mg por dia, dependendo da doença específica que está sendo tratada. As doses de prednisolona requeridas são variáveis e devem ser individualizadas de acordo com a doença em tratamento e a resposta do paciente. Para bebês e crianças, a dosagem recomendada deve ser controlada pela resposta clínica e não pela adesão estrita ao valor indicado pelos fatores idade e peso corporal.
A dosagem deve ser reduzida ou descontinuada gradualmente quando a droga for administrada por mais do que alguns dias.
Em situações de menor gravidade, doses mais baixas, geralmente, são suficientes, enquanto que para alguns pacientes, altas doses iniciais podem ser necessárias. A dose inicial deve ser mantida ou ajustada até que a resposta satisfatória seja notada. Depois disso deve-se determinar a dose de manutenção por pequenos decréscimos da dose inicial a intervalos de tempo determinados, até que se alcance a dose mais baixa para se obter uma resposta clínica adequada.
Deve-se ter em mente que é necessária uma constante observação em relação à dosagem de prednisolona. Se por um período razoável de tempo não ocorrer resposta clínica satisfatória, o tratamento com prednisolona deve ser interrompido e o paciente transferido para outra terapia apropriada.
Incluem-se as situações nas quais pode ser necessário ajuste na dose: mudança no estado clínico secundário por remissão ou exacerbação no processo da doença, a suscetibilidade individual do paciente à droga e o efeito da exposição do paciente a situações estressantes não-diretamente relacionadas à doença em tratamento; se for necessário que o tratamento seja interrompido, é recomendado que a retirada seja gradual e nunca abrupta.

Superdosagem
Entre imediatamente em contato com seu médico, ou procure um pronto-socorro, informando a quantidade exata ingerida do produto, horário da ingestão e os sintomas que estiver apresentando.

Riscos de automedicação
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.
________________________________________________________________________________________

SOLUÇÃO ORAL
− Ação esperada do medicamento: o fosfato sódico de prednisolona é um glicocorticoide sintético com as propriedades gerais dos corticosteroides. A prednisolona, como a hidrocortisona, é um agente terapêutico potente que influencia o comportamento bioquímico da maioria dos tecidos do organismo. Comparado à hidrocortisona, a prednisolona possui uma atividade glicocorticoide e anti-inflamatória três vezes mais potente, porém é consideravelmente menos ativa no que diz respeito à sua atividade mineralocorticoide.

− Cuidados de armazenamento: conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C). Proteger da luz.

− Prazo de validade: 24 meses contados a partir da data de fabricação impressa na embalagem externa do produto. Nunca utilize medicamentos com o prazo de validade vencido. Pode ser prejudicial à sua saúde. Não utilize o produto caso haja sinais de violação e/ou danificações da embalagem.

− Gravidez e lactação: informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se estiver amamentando. A administração do produto não é recomendada durante a amamentação.

− Cuidados de administração: siga corretamente as instruções do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. O produto vem acompanhado de uma seringa graduada e de um adaptador. Deve-se acoplar este adaptador à boca do frasco antes de administrar o produto. A função deste adaptador é permitir que o paciente consiga retirar, com o auxílio da seringa graduada, a quantidade exata de solução oral a ser administrada mesmo quando o conteúdo do frasco estiver no final.
Este medicamento deve ser administrado por via oral com o auxílio da seringa graduada que acompanha o medicamento.

− Interrupção do tratamento: não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Em caso de interrupção de tratamento prolongado com este produto recomenda-se que a dose seja reduzida gradualmente, e nunca abruptamente.

− Reações adversas: a maioria das reações adversas dos corticosteroides são aquelas resultantes de retirada ou de uso prolongado em doses elevadas. Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

“TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.”

− Ingestão concomitante de outras substâncias: o médico deve ter conhecimento da medicação que o paciente estiver tomando. Para maiores informações, consulte o item Informações Técnicas – Interações Medicamentosas.

− Contraindicações e Precauções: é contraindicado a pacientes que apresentam hipersensibilidade conhecida a prednisona, prednisolona ou a qualquer componente da fórmula. É também contraindicado em casos de infecções micóticas sistêmicas. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Durante o tratamento com fosfato sódico de prednisolona, os pacientes não devem ser vacinados contra varicela. Outras imunizações também devem ser evitadas em pacientes sob corticoterapia, especialmente em doses altas, devido aos possíveis riscos de complicações neurológicas e à ausência de resposta imunológica. Para maiores informações, consulte os itens das Informações Técnicas, Contraindicações e Precauções.
Este medicamento deve ser utilizado durante a gravidez apenas quando os benefícios justificam o risco potencial ao feto. Medidas de cautela devem ser tomadas quando prednisolona é administrada a mulheres em período de amamentação.

“NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.”