Modo de usar procimax

PROCIMAX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PROCIMAX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PROCIMAX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Os comprimidos do Procimax® são administrados por via oral, uma única vez ao dia. Os comprimidos do Procimax® podem ser tomados em qualquer momento do dia, com ou sem alimentos. Engolir os comprimidos com água, sem mastigá-los.
Este medicamento não deve ser mastigado.

TRATAMENTO DA DEPRESSÃO
Administrar o Procimax® na forma de uma dose oral única de 20 mg por dia. Dependendo da resposta individual do paciente e da gravidade da depressão, aumentar a dose até um máximo de 40 mg por dia.

Duração do tratamento
O efeito antidepressivo geralmente inicia-se após 2-4 semanas. Tratamento com antidepressivos é sintomático e deve ser continuado por um período de tempo apropriado, geralmente até 6 meses após a recuperação, a fim de evitar uma recaída. Em pacientes com depressão recorrente (unipolar), a terapia de manutenção pode ser necessária para prevenir novos episódios.

TRATAMENTO DO TRANSTORNO DO PÂNICO
Uma dose oral única de 10 mg é recomendada na primeira semana, antes de se aumentar a dose para 20 mg por dia. Dependendo da resposta individual, aumentar a dose até um máximo de 40 mg por dia.

Duração do tratamento
A efetividade máxima do citalopram no tratamento do pânico é alcançado após aproximadamente 3 meses e a resposta é mantida durante a continuação do tratamento.

TRATAMENTO DO TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO
É recomendada a dose inicial de 20 mg. Dependendo da resposta individual, aumentar a dose até um máximo de 40 mg por dia.

Duração do tratamento
O início de ação no tratamento do TOC é de 2-4 semanas, com melhorias contínuas ao longo do tempo.

PACIENTES IDOSOS (> 60 ANOS DE IDADE)
Para pacientes idosos, a dose precisa ser reduzida para a metade da dose recomendada, por ex.: 10-20 mg/dia. A dose máxima recomendada para idosos é de 20 mg/dia.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Procimax® não deve ser usado para o tratamento de crianças e adolescentes com menos de 18 anos de idade. Veja em ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES.

FUNÇÃO RENAL REDUZIDA
Não é necessário o ajuste da posologia em pacientes com comprometimento renal leve ou moderado. Não está disponível nenhuma informação sobre o tratamento de pacientes com função renal gravemente reduzida (Clearence de creatinina < 30ml/min).

FUNÇÃO HEPÁTICA REDUZIDA
Uma dose diária inicial de 10 mg nas primeiras duas semanas de tratamento é recomendado em pacientes com comprometimento hepático leve a moderado. Dependendo da resposta individual, a dose pode ser aumentada para um máximo de 20 mg diários. Cuidados e uma cuidadosa titulação da dose são aconselháveis em pacientes com comprometimento hepático grave.

METABOLIZADORES POBRES CYP2C19
Para pacientes que são metabolizadores pobres de enzima CYP2C19, recomenda-se uma dose inicial de 10 mg durante as duas primeiras semanas de tratamento. A dose poderá ser aumentada até no máximo 20 mg/dia, dependendo da resposta individual.

DESCONTINUAÇÃO
A descontinuação abrupta precisa ser evitada. Ao interromper o tratamento com o Procimax®, reduzir gradualmente a dose durante um período de uma ou duas semanas, para evitar possíveis sintomas de descontinuação (ver Advertências e Reações Adversas). Se sintomas intoleráveis ocorrerem após redução da dose ou descontinuação do tratamento, retornar à dose anteriormente prescrita e reiniciar a redução de forma mais gradual.

ESQUECIMENTO DA DOSE
A meia-vida do Procimax® é de aproximadamente 1½ dia, o que permite que o esquecimento da ingestão da dose diária possa ser contornado com a simples supressão daquela dose. Retornar a prescrição usual. Não dobrar a dose.