Portal

CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS PROFENID PEDIATRICO

Propriedades farmacodinâmicas
O cetoprofeno, princípio ativo do PROFENID Pediátrico, é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE), derivado do ácido arilcarboxílico, pertencente ao grupo do ácido propiônico dos AINES.
Quando administrado em baixas dosagens, PROFENID Pediátrico possui propriedades analgésica e antipirética. As propriedades anti-inflamatórias aparecem com a administração de altas doses.
O cetoprofeno é rapidamente absorvido. Os níveis plasmáticos máximos são obtidos em 30 minutos após administração oral.

Propriedades farmacocinéticas
Absorção
Em bebês e crianças o cetoprofeno é rapidamente absorvido. Os níveis plasmáticos máximos são obtidos dentro de 30 minutos. A meia-vida de eliminação é de aproximadamente 2 horas. Quando os dados de farmacocinética médios são comparados com os obtidos em adultos recebendo PROFENID Pediátrico, a concentração máxima é 28% mais baixa e a meia vida de eliminação é similar.

Distribuição
O cetoprofeno encontra-se 99% ligado às proteínas plasmáticas. Difunde-se pelo líquido sinovial, tecidos intra-articulares, capsulares, sinoviais e tendinosos e atravessa a barreira placentária e hemato-encefálica.

Metabolismo
A biotransformação do cetoprofeno é caracterizada principalmente pela conjugação com o ácido glicurônico.

Eliminação
Quase todo o cetoprofeno administrado é excretado como metabólito na urina.

Populações especiais
Pacientes idosos: a absorção do cetoprofeno não é modificada; há aumento da meia-vida (3 horas) e diminuição do clearance plasmático e renal.

Pacientes com insuficiência hepática: não ocorrem alterações significativas do clearance plasmático e da meia-vida de eliminação. No entanto, a fração não ligada às proteínas plasmáticas encontra-se aproximadamente duplicada.

Pacientes com insuficiência renal: há diminuição do clearance plasmático e renal e aumento da meia-vida de acordo com a severidade da insuficiência renal.