Informações propovan

PROPOVAN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PROPOVAN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PROPOVAN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



O PROPOVAN®, um anestésico geral de ação curta, apresenta-se na forma de emulsão injetável branca, aquosa e isotônica, de uso intravenoso, contendo 10 mg de propofol por ml.
O PROPOVAN® deve ser conservado em temperatura ambiente controlada, entre 2°C e 25°C, protegido da luz. O produto não deve ser congelado. A ampola deve ser agitada antes do uso. Qualquer porção remanescente deve ser descartada, pois o produto não contém conservantes antimicrobianos.
O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação impressa na embalagem.
Não utilize medicamento com prazo de validade vencido.
Durante o manuseio deverão ser mantidas técnicas assépticas estritas.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

O Propofol ou 2,6-diisopropilfenol é um agente hipnótico sedativo para o uso na indução e manutenção da anestesia ou sedação. A injeção intravenosa de dose terapêutica de Propofol produz rápida hipnose, com o mínimo de excitação, normalmente dentro de 30 segundos.

A recuperação da anestesia feita com Propofol é geralmente rápida e com estado mental claro. Seu mecanismo de ação é pouco conhecido, assim como ocorre com todos os anestésicos gerais.
A farmacocinética do Propofol é melhor descrita por um modelo tricompartimental. Após uma dose única em bolus, são observadas duas fases de distribuição. A primeira fase tem meia-vida de 2 a 4 minutos. É seguida por uma fase de distribuição lenta com meia-vida de 30 a 60 minutos. Durante esta segunda fase ocorre significativo metabolismo do Propofol. O término do efeito anestésico após uma dose intravenosa em bolus ou por infusão é devido à redistribuição externa a partir do cérebro para os outros tecidos e ao clearance metabólico. O Propofol liga-se em mais de 95% às proteínas plasmáticas.
A eliminação ocorre por metabolismo principalmente hepático, formando conjugados inativos que são excretados na urina.
O Propofol atravessa a barreira placentária e é excretado no leite materno.
Quando ocorre o uso do produto no intuito de manter a anestesia, as concentrações sangüíneas aproximam-se assintomaticamente do valor de estado de equilíbrio dinâmico para uma determinada velocidade de administração.
Estudos realizados em humanos e animais mostraram que o Propofol, nas concentrações atingidas clinicamente, não inibe a síntese de hormônios adrenocorticais.