Características farmacológicas protamina

PROTAMINA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PROTAMINA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PROTAMINA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Características
As protaminas são proteínas de baixo peso molecular. São bases fortes ricas em arginina, sendo extraídas do esperma do salmão e outros peixes da família.

Salmonidae.
A protamina possui um efeito anticoagulante quando administrada isoladamente. Contudo, quando administrada na presença de heparina, um ácido forte, um sal estável é formado e a atividade anticoagulante das duas drogas é neutralizada.
A neutralização da heparina ocorre cerca de 5 minutos após administração intravenosa de Protamina 1000®. A meia vida do complexo formado entre a
protamina e a heparina é de 24 minutos em animais.
Protamina 1000® é inativada enzimaticamente no plasma. Após administração intravenosa em animais, comprovou-se que o fígado e os rins são os órgãos que apresentaram as maiores concentrações. A Protamina 1000® é eliminada principalmente por via renal e, em menor grau, por via hepática e biliar.