Características farmacológicas ranitidina comprimidos revestidos

RANITIDINA COMPRIMIDOS REVESTIDOS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de RANITIDINA COMPRIMIDOS REVESTIDOS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com RANITIDINA COMPRIMIDOS REVESTIDOS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Características
Propriedades rápido início farmacodinâmicas: de ação. Antagoniza a cloridrato ação da de histamina ranitidina por é bloqueio um antagonista de receptor histamínico competitivo e seletivo H2, dotado de alta seletividade e O cloridrato de ranitidina possui ação de longa duração, de modo que uma única dose dos receptores de 150 mg suprime H2 eficientemente a secreção ácida do estômago por até doze horas. Inibe a secreção basal e estimulada de ácido, reduzindo tanto o volume quanto o conteúdo de ácido e pepsina da secreção gástrica. Estudos clínicos demonstraram que a ranitidina, associada ao metronidazol e amoxicilina erradica o Helicobacter pylori em aproximadamente 90% dos pacientes. Essa terapia de combinação tem reduzido significativamente a recidiva de úlcera duodenal. O H. pylori está presente em cerca de 95% dos pacientes com úlcera duodenal e 80% dos pacientes com úlcera gástrica.

Propriedades farmacocinéticas: apresenta biodisponibilidade oral de cerca de 50%, variando de 39% a 88%. A absorção da ranitidina após administração oral é rápida e muito boa. A absorção não é significativamente comprometida por alimento ou antiácidos. Apresenta baixa ligação às proteínas plasmáticas (15%). As concentrações plasmáticas máximas, geralmente na faixa de 300-550 ng/ml, são atingidas dentro de duas a três horas após a administração oral de uma dose de 150 mg. Concentrações de ranitidina no plasma são proporcionais a dose até 300 mg. Seu volume aparente de distribuição é de 1,2 a 1,9 l/kg. A ranitidina é metabolizada no fígado, originando pelo menos 3 metabólitos inativos; a eliminação da droga se dá primariamente por secreção tubular, principalmente sob a forma livre (não conjugada) e, em menor quantidade, sob a forma de metabólitos. As análises de urina excretada nas primeiras 24 h após a administração mostraram que 35% da dose oral foram eliminadas inalteradas. O metabolismo de ranitidina é similar tanto após administração oral quanto intravenosa; cerca de 6% da dose são excretados na urina como N-óxido, 2% como S-óxido, 2% como desmetilranitidina e 2% como análogo do ácido furoico. A meia-vida de eliminação da ranitidina é de aproximadamente duas a três horas. Apresenta duração de ação basal e estimulada de até 4 horas e noturna de até 12 horas. É excretada pelo leite materno e atravessa a barreira placentária. Removível por hemodiálise e diálise peritonial.