Características farmacológicas rebaten la

REBATEN LA com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de REBATEN LA têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com REBATEN LA devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Farmacologia Clínica
Propranolol é um bloqueador não seletivo de receptores beta-adrenérgicos, não possuindo qualquer atividade sobre o sistema nervoso autônomo. Compete especificamente pelos sítios receptores disponíveis com agentes estimulantes de receptores beta-adrenérgicos. Quando os receptores beta-adrenérgicos são bloqueados por Rebaten® LA, as respostas cronotrópica, inotrópica e vasodilatadora do estímulo beta-adrenérgico são gradualmente diminuídas.
O mecanismo do efeito anti-hipertensivo de Rebaten® LA não está totalmente elucidado. Dentre os fatores que podem estar envolvidos na ação anti-hipertensiva podem-se citar:
1. Diminuição do débito cardíaco,
2. Inibição da secreção de renina pelos rins,
3. Diminuição do tônus simpático proveniente dos centros vasomotores do cérebro.
Embora a resistência periférica total possa aumentar inicialmente, ela reajusta-se ao nível anterior ao tratamento ou abaixo dele com o uso crônico de Rebaten® LA. Os efeitos sobre o volume plasmático parecem ser menores e mais variáveis.
Rebaten® LA tem demonstrado causar um pequeno aumento na concentração sérica de potássio, quando usado no tratamento de pacientes hipertensos.
Na angina pectoris, Rebaten® LA geralmente reduz a necessidade cardíaca de oxigênio em qualquer nível de esforço, pelo bloqueio do aumento da frequência cardíaca induzido pelas catecolaminas, reduzindo a pressão arterial sistólica, a velocidade e a extensão da contração miocárdica. Rebaten® LA pode aumentar a demanda de oxigênio por aumentar o comprimento das fibras do ventrículo esquerdo, a pressão diastólica final e o período de ejeção sistólica. O efeito fisiológico final do bloqueio beta- adrenérgico é geralmente vantajoso e manifesta-se durante o exercício, retardando o surgimento da dor e aumentando a capacidade de trabalho cardíaco.
Rebaten® LA exerce seus efeitos antiarrítmicos em concentrações relacionadas ao bloqueio beta-adrenérgico, e este parece ser seu principal mecanismo de ação antiarrítmico. Em doses superiores às requeridas para o bloqueio beta-adrenérgico, Rebaten® LA exerce, também, efeito similar à quinidina ou a anestésico que afete o potencial de ação cardíaca. O significado desta ação de membrana no tratamento das arritmias é incerto.
O mecanismo do efeito anti-enxaqueca de Rebaten® LA não está estabelecido. Receptores beta-adrenérgicos foram identificados nos vasos da pia mater do cérebro.

Farmacocinética
As cápsulas de Rebaten® LA liberam o cloridrato de propranolol em taxas previsíveis e controladas. As concentrações plasmáticas máximas ocorrem aproximadamente 6 horas após a administração de Rebaten® LA e, provavelmente, a meia-vida plasmática é de 10 horas. Quando avaliada por um período de 24 horas, a área sob a curva (AUC) da concentração plasmática de propranolol no tempo obtida com uso de cápsulas de ação prolongada equivale a aproximadamente 60-65% da AUC obtida com o uso de uma dosagem comparável sob a forma de comprimidos, divididos em duas tomadas diárias. As AUCs mais baixas obtidas com o uso de cápsulas decorrem do maior metabolismo hepático de propranolol resultante da absorção mais lenta da droga. Durante o período de 24 horas, os níveis sanguíneos de propranolol são razoavelmente constantes por aproximadamente 12 horas, com posterior queda exponencial.
Rebaten® LA não deve ser considerado um substituto do propranolol convencional na base de 1 mg para 1 mg. Os níveis sanguíneos obtidos com as cápsulas não coincidem (são mais baixos) com aqueles obtidos com comprimidos na mesma dosagem, fracionados em 2 a 4 tomadas diárias. Quando da substituição do propranolol convencional pelo Rebaten® LA, deve-se considerar a possível necessidade de um aumento na dosagem de forma a garantir a eficácia terapêutica, especialmente ao final do intervalo entre as doses. Entretanto, em muitas situações clínicas, como hipertensão arterial ou angina, onde existe pequena correlação entre níveis plasmáticos de propranolol e efeito clínico, Rebaten® LA tem sido terapeuticamente equivalente à mesma dose de propranolol convencional sobre a pressão arterial e resposta cardíaca ao exercício (frequência cardíaca, pressão sistólica e produto frequência versus pressão), quando utilizado por um período de 24 horas. Rebaten® LA pode prover efeito beta-bloqueador por um período de 24 horas.
O propranolol fixa-se no fígado em sítios de ligação não específicos. Ocorrem grandes diferenças individuais na metabolização hepática devido às diferenças de fluxo hepático. Após administração oral, a droga não atinge a circulação geral até que os sítios de ligação hepática estejam saturados. Após a saturação, a metabolização hepática não mais afeta a passagem de propranolol para a corrente sanguínea. A quantidade de propranolol que atinge a circulação após uma dose oral também depende da quantidade da droga metabolizada durante a primeira passagem pelo fígado. A taxa de metabolismo do propranolol diminui pela redução do fluxo sanguíneo hepático. Propranolol é amplamente distribuído nos tecidos do organismo, incluindo fígado, coração, rins e pulmões. A droga atravessa rapidamente a barreira hemoliquórica e a placenta. Mais de 90% do propranolol liga-se às proteínas plasmáticas. Tanto o propranolol livre quanto o ligado às proteínas são metabolizados.
A eliminação da droga parece seguir cinética de primeira ordem. Propranolol é quase completamente metabolizado no fígado, e pelo menos oito metabólitos foram diferenciados na urina. Somente 1 a 4% da dose oral da droga aparece nas fezes sob a forma inalterada ou como metabólito. Propranolol não é dialisado de forma significativa.