Características farmacológicas recalplex

RECALPLEX com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de RECALPLEX têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com RECALPLEX devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



RECALPLEX possui em sua fórmula diversos componentes do Complexo B, com atividade terapêutica bem definida. Encontra aplicação bastante ampla na terapêutica humana. Além de corrigir, de maneira completa e rápida os quadros clínicos decorrentes das carências específicas de alguns de seus componentes, estes participam dos sistemas enzimáticos e, como tais, regulam várias fases do metabolismo dos glicídios, lipídeos e das proteínas.
Assim, a pelagra e o polineurite, que são carências específicas respectivamente de ácido nicotínico e de tiamina, regridem com a administração dessas vitaminas. Da mesma maneira regridem as manifestações cutâneas e mucosas dependentes das carências destas e de outras vitaminas do Complexo B.
De modo geral, quando presente, a carência é de todos os elementos do Complexo B e nunca isolada. É por isso que, ao tratarmos de manifestações secundárias à carência de um determinado componente, vemos se agravarem os sinais de carência das outras vitaminas do grupo. Esta é a razão por que as vitaminas, que compõem o Complexo B, devem ser usadas sempre conjuntamente.
Tomando parte ativa nos fenômenos do óxido-redução do organismo, alguns componentes do Complexo B (tiamina e ácido nicotínico), desempenham a função de enzimas do metabolismo intermediário dos hidratos de carbono, interferindo assim diretamente no mecanismo de respiração celular. Este aspecto do Complexo B apresenta sem dúvida, importância muito maior que a atividade curativa de seus componentes nas suas carências específicas. A vitamina B12 tem atividade específica nas anemias macrocíticas e hipercrônicas, possui ainda a particularidade de fazer regredir as manifestações mucosas e neurológicas da anemia perniciosa criptogenética.
O dexpantenol participa da produção de anticorpos e crescimento epidérmico.