Posologia de alvesco

ALVESCO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ALVESCO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ALVESCO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Instruções de uso/manuseio
Alvesco® deve ser utilizado no mesmo horário todos os dias, pois isto ajudará o paciente a lembrar de usar o medicamento.
Se o inalador for novo ou não tiver sido usado durante uma semana ou mais, deve-se orientar o paciente a eliminar três jatos no ar antes de usá-lo.

NÃO É NECESSÁRIO AGITAR O FRASCO DE ALVESCO® POIS É UMA SOLUÇÃO PARA AEROSSOL. Orientar o paciente para, antes de utilizar Alvesco®, seguir as instruções de uso ilustradas pelas figuras a seguir:

É importante que o paciente não pule os passos 3 a 7.
1.Remover a tampa do adaptador bucal e examiná-lo por dentro e por fora, certificando-se de que está limpo e de que não contém objetos estranhos.
Durante a inalação, o paciente deve estar de preferência sentado ou em pé.
2.Segurar o inalador na vertical com o dedo indicador no topo do frasco e o polegar na base, abaixo do adaptador bucal.
3.Soltar o ar dos pulmões normalmente.
4.Colocar o adaptador bucal na boca e fechar os lábios firmemente ao redor dele (a boca do paciente deve envolver completamente o adaptador bucal).
5.Apertar o topo do inalador para baixo para liberar uma dose e ao mesmo tempo inspirar devagar e profundamente.
6.Prender a respiração, tirar o inalador da boca e o dedo do topo do inalador. Continuar prendendo a respiração durante aproximadamente 10 segundos ou o quanto suportar. Este tempo é necessário para que a medicação atinja os pulmões. O paciente não deve soltar o ar no inalador.
7.Soltar o ar devagar.
8.Se o paciente tiver sido orientado a administrar uma segunda dose, ele deverá aguardar aproximadamente meio minuto para repetir os passos 3 a 7.
9.Após o uso, colocar sempre a tampa do bocal para proteger o inalador da poeira e de outros contaminantes. Recolocar a tampa firmemente e pressionar para fechar bem.
O paciente deve ser orientado a praticar em frente ao espelho nas primeiras vezes, até sentir confiança de que esteja manuseando o inalador corretamente. O paciente deve certificar-se de que o medicamento não esteja escapando pelo topo do inalador ou pelos cantos da boca.
Se o paciente achar difícil usar o inalador com apenas uma das mãos, orientá-lo a tentar usar as duas. O paciente deverá colocar seus dois dedos indicadores no topo do inalador e ambos os polegares na base, abaixo do adaptador bucal. Oriente o paciente a informar se está tendo dificuldades.
Quando o frasco estiver completamente vazio, o paciente não sentirá nem ouvirá nenhum propelente sendo expelido.
SE LOGO APÓS USAR O INALADOR O PACIENTE SENTIR A RESPIRAÇÃO OFEGANTE OU O TÓRAX CONTRAÍDO, RECOMENDAR A RETIRADA DO MEDICAMENTO E O USO DE MEDICAÇÃO DE ALÍVIO, POR SE TRATAR DE POSSÍVEL BRONCOSPASMO PARADOXAL.

Orientar o paciente a NÃO inalar o dobro da dose recomendada para compensar a inalação esquecida anteriormente. Devido ao grande depósito de corticosteroide ativo nos pulmões e baixo depósito na orofaringe, não se recomenda rotineiramente o uso de um espaçador com Alvesco®. Entretanto, alguns pacientes podem beneficiar-se com o uso consistente de espaçador em conjunto com seu inalador dosimetrado, particularmente aqueles com técnica inalatória precária. Se um espaçador for considerado necessário, o AeroChamber Plus é um dispositivo compatível para o uso com Alvesco®. O paciente deve ser instruído a inalar após cada pulverização da droga no espaçador. Deve-se reduzir ao mínimo o intervalo entre o disparo da medicação e a inalação.
Cargas eletrostáticas nas paredes no espaçador podem causar variabilidade na liberação do medicamento. Os pacientes devem ser instruídos a lavar o espaçador com água morna e detergente e deixar secar sem enxaguar ou secar com uma toalha. Isto deve ser feito antes do primeiro uso do espaçador e a seguir pelo menos mensalmente. Variações de fabricação do espaçador podem alterar a quantidade de medicamento liberado para os pulmões. A significância clínica dessas variações é incerta. Desta forma, o paciente deve ser monitorado se perder o controle da asma, particularmente se usar espaçadores.

Instruções de limpeza do adaptador bucal
O adaptador bucal do inalador deve ser limpo semanalmente com um lenço ou pano seco.

O inalador não deve ser lavado nem colocado na água.
Posologia e forma de administração
Alvesco® é indicado apenas para inalação oral.
-Dose recomendada para crianças de 4 a 11 anos de idade: 80 a 160 mcg por dia;
-Dose recomendada para adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade: 80 a 640 mcg ao dia.
O paciente deve receber uma dose inicial de Alvesco® apropriada para a gravidade da doença. As doses iniciais tanto para pacientes recém-diagnosticados como para aqueles não previamente tratados com corticosteroides inalatórios constam abaixo (estas doses devem ser ajustadas de acordo com a gravidade da asma, segundo recomendação médica):

Adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade:
A dose média de Alvesco® recomendada para a maioria dos pacientes com asma leve ou moderada é de 160 mcg uma vez ao dia.
Para facilitar o cálculo da dose a ser administrada, consulte a tabela abaixo:

Uso em adultos

Asma leve
160 mcg

Asma moderada
160 – 320 mcg

Asma grave
320 – 640 mcg

Alvesco® 80 2 doses uma vez ao dia 2 a 4 doses uma vez ao dia Para maior conforto do paciente, recomenda-se prescrever Alvesco® 160
Alvesco® 160 1 dose uma vez ao dia 1 a 2 doses uma vez ao dia 2 a 4 doses uma vez ao dia ou divididas em duas vezes ao dia



Crianças de 4 a 11 anos:
Asma leve a grave: 80 – 160 mcg uma vez ao dia
Para facilitar o cálculo da dose a ser administrada, consulte a tabela abaixo:

Uso em crianças

Asma leve a grave
80 – 160 mcg

Alvesco® 80 1 a 2 doses uma vez ao dia
Alvesco® 160 1 dose uma vez ao dia



A dose de 80 mcg uma vez ao dia como dose de manutenção é eficaz para o tratamento de crianças e alguns adultos e adolescentes.
A melhora dos sintomas tem início após 24 horas de tratamento com Alvesco®. Uma vez alcançado o controle, a dose de Alvesco® deve ser individualizada e reduzida gradativamente até a dose mínima necessária para manter o bom controle da asma. Ciclesonida deve ser utilizada regularmente, mesmo por pacientes assintomáticos.

Transferência de pacientes de outros corticosteroides inalatórios para Alvesco®
Pacientes previamente mantidos com outros corticosteroides inalatórios podem requerer doses mais elevadas, dependendo de sua atual dose de manutenção. Alvesco® pode ser administrado em 1 ou 2 doses (inalações) uma vez ao dia, pela manhã ou à noite. A dose deve ser ajustada à menor dose que mantenha o controle da asma.

Transferência de pacientes de terapia crônica com corticosteroides orais para Alvesco®
Em pacientes com asma grave persistente dependentes de terapia com prednisona oral, a dose de Alvesco® recomendada
éde 320 a 640 microgramas duas vezes ao dia. O paciente em transferência de esteroide oral para Alvesco® deve estar relativamente estável. Durante aproximadamente 10 dias deve-se administrar uma dose elevada de Alvesco® (por exemplo, 640 microgramas duas vezes ao dia) em combinação com esteroide oral. Em seguida, o esteroide oral deve ser
gradativamente reduzido (conforme consta do item Advertências).
A administração de Alvesco® não deve ser interrompida abruptamente (veja também item “Advertências e Preucações”).

Grupos específicos de pacientes
Não há necessidade de ajustar a dose para pacientes idosos ou com insuficiência renal ou hepática.
Até o momento, não há dados suficientes disponíveis sobre o tratamento de crianças abaixo de 4 anos com Alvesco®.