Posologia de revatio

REVATIO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de REVATIO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com REVATIO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Cada comprimido revestido de Revatio* 20 mg contém citrato de sildenafila equivalente a 20 mg de sildenafila base.
Revatio* deve ser utilizado por via oral, com ou sem alimentos.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Uso em Adultos
A dose recomendada é de 20 mg três vezes ao dia. Os comprimidos devem ser tomados a cada 6 a 8 horas aproximadamente, com ou sem alimentos, por via oral.

Idosos (≥ 65 anos)
Não são necessários ajustes de dose em pacientes idosos.

Insuficiência Renal
Não são necessários ajustes de dose em pacientes com insuficiência renal, incluindo insuficiência renal grave (clearance de creatinina < 30 mL/min).
Insuficiência Hepática
Não são necessários ajustes de dose em pacientes com insuficiência hepática leve a moderada (Classes A e B de Child-Pugh). Revatio* não foi estudado em pacientes com insuficiência hepática grave (Classe C de Child-Pugh).

Crianças
A segurança e a eficácia do Revatio* na hipertensão arterial pulmonar pediátrica foram avaliadas em pacientes de 1 a 17 anos de idade.
As reações adversas mais frequentes foram consistentes com as descritas em adultos. A relação risco-benefício não foi estabelecida em pacientes pediátricos com menos de um ano de idade.

Uso em Pacientes Utilizando Outros Medicamentos
A administração concomitante de inibidores mais potentes da CYP3A4 (por exemplo, cetoconazol, itraconazol, ritonavir) com Revatio* não é recomendada (vide item 6. Interações Medicamentosas).
O ajuste de dose para 20 mg duas vezes ao dia deverá ser considerado quando a sildenafila é administrada a pacientes que já estejam fazendo uso concomitante de inibidores da CYP3A4, tais como eritromicina e saquinavir. O ajuste de dose para 20 mg uma vez ao dia é recomendado no caso de coadministração com inibidores mais potentes da CYP3A4, como a claritromicina, telitromicina e nefazodona.
Podem ser necessários ajustes de dose do Revatio* ao se administrar junto com bosentana ou outros indutores da CYP3A4 (vide item 6. Interações Medicamentosas).

Dose Omitida
Caso o paciente esqueça de administrar Revatio* no horário estabelecido, deve fazê-lo assim que lembrar.
Entretanto, se já estiver perto do horário de administrar a próxima dose, deve desconsiderar a dose esquecida e utilizar a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado. Neste caso, o paciente não deve utilizar a dose duplicada para compensar doses esquecidas.
O esquecimento da dose pode comprometer a eficácia do tratamento.